Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 15/07/2020

As ´faturas´ da pandemia

´Vermelhão´

A situação dos regimes de Previdência dos servidores públicos de 20 governos estaduais é “bastante preocupante”, sendo que nove deles demonstram de forma mais clara dificuldades para honrar o pagamento de aposentadorias e pensões, caso não sejam implementados ajustes em seus sistemas.

O diagnóstico desse segmento previdenciário foi publicado pelo jornal Valor Econômico.

´Nós´

Nesse levantamento, a situação da Paraíba é classificada como intermediária.

O detalhe

O único estado que tem uma previdência ´azul´ é o Amazonas.

Luz própria

Dirigente do Cidadania (ex-PPS) na Paraíba, o jornalista Nonato Bandeira (secretário de Comunicação do Estado) declarou ontem que algum filiado que deseje disputar a Prefeitura de João Pessoa terá que “criar as condições para receber o apoio, e não o governador, o prefeito ou o padrinho político inventar uma candidatura para empurrar goela abaixo”.

Sem arriscar

“Sou contra a invenção de uma candidatura de última hora. A não ser que surja um nome que tenha capilaridade para alcançar todos os objetivos que envolvem uma candidatura, porque isso não depende só do partido”, reforçou Bandeira.

Comedido

Ainda ontem, o vereador Léo Bezerra (Cidadania-JP) não trancou a porta para eventualmente integrar uma chapa majoritária, como candidato a vice-prefeito, caso avance a coligação especulada com o Progressistas (prefeitável Cícero Lucena).

Quem decide

“A verdade é que nunca sentei com Cícero ou com qualquer outro pré-candidato a prefeito de João Pessoa. Entendo que a decisão de uma candidatura própria ou composição cabe ao nosso maior líder, que é o governador João Azevedo e à executiva estadual do Cidadania”, contextualizou Léo.

Na mesa

O vereador acrescentou que “coloquei meu nome à disposição para uma possível candidatura, por entender que, hoje, sou um soldado do meu partido”.

Destino incerto

Apesar de ter sido anunciado há semanas, ainda não foi publicizado o relatório final da famosa ´CPI dos Combustíveis´ criada no Poder Legislativo de Campina Grande.

Juntos

O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), informou ontem que o presidente Jair Bolsonaro está “muito inclinado” a se filiar ao seu partido.

Fez água

Ou seja, ao que tudo indica o processo de criação do novo partido de Bolsonaro (Aliança pelo Brasil) não deverá vingar no curto ou médio prazo.

Da boca…

“… A eleição municipal é uma eleição que divide famílias. Isso é uma realidade. Esse é um pleito que o presidente (Bolsonaro) deve guardar distância…” (ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anteontem, em entrevista à TV Arapuan).

Mão…

O vereador campinense ´Galego do Leite´, presidente estadual do Podemos, externou ontem a espera de reciprocidade do governador João Azevedo, no que diz respeito à declaração de apoio à prefeitável Ana Cláudia Vital do Rêgo.

… Dupla

“O Podemos, em 2018, foi um dos primeiros partidos que assumiu o compromisso com a pré-campanha de João Azevêdo. Nós atuamos no apoio e votamos. É óbvio que a gente espera agora que seja votado também”.

Resistência

Com alguma regularidade, acompanhei nos últimos tempos a batalha incansável e destemida da jornalista e artista Inaudete Amorim contra um demolidor câncer.

Vertical

A sua vontade de enfrentar a doença e seguir adiante se converteu na personificação e num exemplo aguerrido de irresignação, perseverança e fé.

Lutou

Como não invocar, como mensagem e conforto aos familiares diante de sua partida, as palavras atemporais e bíblicas de Timóteo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

Sem temer…

O grupo Centrão da Câmara Federal começa a dar demonstrações de que está se enraizando rapidamente no governo.

… A farda

Está sendo intensificada a pressão para a substituição do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

O que houve?

Segundo os parlamentares, está lenta a liberação de verbas da pasta da Saúde para as prefeituras.

Da boca…

“… Temos que reconhecer que a Secretaria de Saúde de Campina Grande tem garantido, em meio à pandemia, o atendimento a todo cidadão, e atendimento de qualidade…” (vereador Olímpio Oliveira, PSL, na sessão de ontem da Câmara Municipal).

Rejuvenescimento

A mesa diretora da Câmara Federal informou que será colocada novamente em debate a proposta de reforma tributária relatada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Luz amarela

Se a situação da Covid-19 não for inteiramente controlada até novembro, a data alternativa que está sendo cogitada pela Prefeitura de Salvador (BA) para a realização do carnaval de 2021 é o mês de junho.

Tradução

Seria uma concorrência direta com o Maior São João do Mundo de Campina Grande.

Mutilação empresarial

Reportagem veiculada ontem pelo jornal O Estado de São Paulo relata que após quatro meses de pandemia, o número de pedidos de recuperação judicial cresceu 44,6% e o de falências decretadas, 71,3% em relação a igual período de 2019.

Essas baixas empresariais penalizaram pesadamente as micro e pequenas empresas: 93,4% dos pedidos de falência e 94,2% dos pedidos de recuperação judicial.

Um desembargador sumido e trabalhando muito...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube