Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 13/02/2019

As dúvidas do general

Desarmar os espíritos

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) reuniu, anteontem, a sua bancada no Legislativo campinense. A pauta anunciada foi de natureza administrativa, mas a intenção colateral era repor a convivência entre alguns parlamentares, coisa que estava impraticável em tempos recentes.

O ´degelo´ até ocorreu, mas não o suficiente a ponto de estancar as desavenças que giram – para consumo público – apenas na redistribuição de cargos entre os integrantes da mesa diretora, pondo a baixo o modelo ´presidencialista´ que concentraria exacerbados poderes na mão da presidência – na atualidade, a vereadora Ivonete Ludgério (PSD).

Diluído

Instado a falar sobre a pauta política da reunião, em entrevista ontem à TV Itararé, o vereador Alexandre do Sindicato (PHS) negou qualquer tipo de desavença: “Não havia crise na bancada governista. O que havia eram opiniões (diferentes) de alguns assuntos internos da Câmara. Mas isso já foi totalmente digerido e resolvido isso, numa conversa mais apurada com a presença do prefeito”.

Ao seu tempo

Sobre a eventual votação de mudanças nas atribuições dos vereadores que participam da mesa, Alexandre respondeu que “isso chegando ao plenário para ser votado, será amplamente discutido com todos os companheiros”.

Aval

Ele acrescentou que a presidente “tem feito um trabalho brilhante”.

Superável

Em entrevista radiofônica anterior, Alexandre declarou que “se a própria presidente se coloca favorável, não vejo dificuldades. A transparência tem que ser um marco na vida do homem público. Não podemos ficar discutindo o sexo dos anjos e acho que o diálogo é muito bom. A Casa tem que produzir em favor da sociedade e é o que estamos fazendo”.

´Tô fora´

No dia de ontem, o vereador Saulo Germano (DC) deu mostras de que o impasse não foi solucionado: ele renunciou ao cargo de 2º secretário da mesa diretora, diante da não modificação do regimento interno.

“Acabo de renunciar ao cargo e dou por encerrado o assunto”, exclamou.

Imutável

De todo modo, o edil reafirmou o apoio às mudanças regimentais: “Quem votar contra, que responda à sociedade. Só estamos querendo a transparência da Casa”.

Enquanto isso

Ao largo de tudo, o silêncio do autor da proposta, vereador Sargento Neto (PRTB).

Da boca de…

“… Não queremos afastar o PSDB de sua história. Mas desejamos que o PSDB construa uma história vinculada com aquilo que a população espera dele…” (governador João Doria Júnior, de São Paulo, que está assumindo as rédeas da legenda no plano nacional).

Sinal…

Ao comentar a ´rebelião´ de parte da bancada governista na Assembleia Legislativa, na recente eleição das novas mesas diretoras, Romero Rodrigues observou que é preciso acompanhar “o desfecho final disso”.

… De alerta

“Acendeu uma luz amarela. É preciso observar o reflexo disso daqui pra frente. Precisamos aguardar a dimensão do problema”, acrescentou o ´ainda tucano´.

Gol a favor

Ainda sobre as eleições na ALPB, o prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PV) disse à APARTE que, “do ponto de vista” da minoritária bancada de oposição, “foi uma vitória muito expressiva”, apesar de o presidente eleito (Adriano Galdino, PSB) ser da base governista.

“A oposição começa com muita força”, acrescentou.

Agregado

Cartaxo igualmente destacou a recente conquista do vereador Humberto Pontes para a sua base política no Legislativo da Capital.

Folga

“Chegamos a 20 (dos 27) vereadores. Ele já chegou a votar comigo na sua primeira eleição para vereador. E agora se incorpora à gestão para a gente fazer mais por João Pessoa”, registrou.

É hoje

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, faz na noite desta quarta-feira “a solenidade de posse festiva dos eleitos” para comandar a entidade até 2021.

Presença ilustre

Será no teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho (JP), com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz.

Reconduzido

Na disputa em novembro último, o presidente Paulo Maia foi reeleito.

Foram eleitos na mesma chapa para a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB) Francisco De Assis Almeida e Silva (presidente) e José Samarony de Sousa Alves (vice-presidente).

´Embaixadores´

A representação junto ao Conselho Federal ficou a cargo dos conselheiros Harrison Alexandre Targino, Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho, Rogério Magnus Varela Gonçalves, Rodrigo Toscano Azevedo De Brito, Wilson Sales Belchior e Marina Motta Benevides Gadelha.

Da boca de…

“… No governo Bolsonaro tem tanto militar que civil entra por cota…” (humorista José Simão, do jornal Folha de São Paulo).

Novo comando

O professor Odenilson Medeiros foi convidado ontem (e aceitou) presidir o partido Solidariedade em Campina Grande.

O convite partiu do vice-prefeito pessoense Manoel Júnior, presidente do SD na Paraíba.

Sem controle

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, secretário geral da Presidência da República, externou uma interrogação inquietante: “Como conseguimos ter uma sociedade em que não funcionou nenhum mecanismo de alerta?”

– Sete Estados já decretaram calamidade financeira. Todas eles com os seus tribunais de contas. O que foi feito ou alertado? Nada? Temos que mudar isso!!” – sublinhou.

Quando o ´mago´ vai quebrar o silêncio?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube