Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 27/06/2017

Apelo à renúncia

O futuro das ´havaianas´

O grupo J&F Investimentos (JBS/Friboi) negocia com a Cambuhy Investimentos, do grupo Moreira Salles (um dos acionistas do Banco Itaú), a venda de sua participação na Alpargatas, empresa dona da marca Havaianas.

As duas companhias, conforme o jornal Folha de São Paulo, fecharam um acordo prevendo confidencialidade sobre a negociação, que deverá envolver 54% da fábrica de calçados, cuja principal unidade fabril está localizada em Campina Grande.

 

Parou por que?

O impasse relacionado a um inventário levou o grupo Walmart a suspender a construção de um hipermercado no bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, vizinho ao Colégio Panorama.

Origens

O pai do agora famoso empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS/Friboi, é natural da cidade de Santana de Mangueira, no Sertão paraibano.

Bateu o pé

“O Brasil está nos trilhos, na rota da superação. Ninguém duvide, nossa agenda de modernização do Brasil é a mais ambiciosa de muito tempo. Tem sido implementada com disciplina, tenacidade, com sentido de missão. Não há plano B. Há de seguir adiante. Nada nos destruirá. Nem a mim, nem aos nossos ministros”.

Michel Temer, ontem, em solenidade.

Grifo nosso

“Nada nos destruirá. Nem a mim, nem aos nossos ministros”.

Seria um ´abraço de afogados´ ou ´todos somos um´?

Recorrente

Na sentença que condenou a 12 anos e 2 meses de cadeia o ex-ministro Antonio Palocci (PT), o juiz Sérgio Moro faz 75 referências ao ex-presidente Lula.

De volta

O ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab visitará Campina Grande na próxima sexta-feira.

Radiodifusores

Ele participará de um encontro com diretores e proprietários de emissoras de rádio – quando homologará migrações da faixa de AM para a de FM – e participará dos festejos juninos.

O detalhe

Em todos os locais será ciceroneado pelo deputado Rômulo Gouveia, presidente do PSD/PB.

Na tela

Mário Borba, presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, vai estar hoje no programa ´Ideia Livre Política e Economia´, que começa às 22h15 na TV Itararé – canal 18.1 (HD) e 19 (analógico), como também na internet – www.tvitarare.com.br

Garimpo

Do alto de seu prestígio no mundo acadêmico nacional e mundial, como também da condição de ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso publicou ontem no jornal Folha de São Paulo um artigo que demarca um novo estágio na crise que enfrenta o presidente Temer.

Transcrição

Dada a importância do texto e a sua significação histórica, segue a reprodução de alguns trechos.

Desconfiança

“A sociedade desconfia do Estado, e o povo descrê do poder e dos poderosos. Estes tiveram a confiabilidade destruída porque a Operação Lava Jato e outros processos desnudaram os laços entre corrupção e vitórias eleitorais, bem como mostraram o enriquecimento pessoal de políticos.

 

Inapagáveis

“Não se deve nem se pode passar uma borracha nos fatos para apagá-los da memória das pessoas e livrar os responsáveis por eles da devida penalização.

Dentro da lei

“A Justiça ganha preeminência: há de ser feita sem vinganças, mas também sem leniência com os interesses políticos.

Sem abusos

“Que se coíbam os excessos quando os houver, vindos de quem venham – de funcionários, de políticos, de promotores ou de juízes. Mas não se tolha a Justiça.

Recordando

“Disse reiteradas vezes que o governo de Michel Temer (PMDB) atravessaria uma pinguela, como o de Itamar Franco (1992-1994). Colaborei ativamente com o governo Itamar, apoiei o atual.

Coerência

“Nunca neguei os avanços obtidos pela administração Temer no Congresso Nacional ao aprovar algumas delas, nem deixo de gabar seus méritos nos avanços em setores econômicos. Não me posiciono, portanto, ao lado dos que atacam o atual governo para desgastá-lo.

Multifacetados

“É certo que a crítica ao governo envolve todo tipo de interesse. Nela se juntam a propensão ao escândalo por parte da mídia, a pós-verdade das redes de internet, os interesses corporativos fortíssimos contra as reformas e a sanha purificadora de alguns setores do Ministério Público.

Os dias…

“Com isso, o dia a dia do governo se tornou difícil. Os governantes dedicam um esforço enorme para apagar incêndios.

… Ficaram assim

“Em síntese: o horizonte político está toldado, e o governo, ainda que se mantenha, terá enorme dificuldade para fazer o necessário em benefício do povo.

Gesto

O imbróglio é grande. Neste quadro, o presidente Michel Temer tem a responsabilidade e talvez a possibilidade de oferecer ao país um caminho mais venturoso, antes que o atual centro político esteja exaurido, deixando as forças que apoiam as reformas esmagadas entre dois extremos, à esquerda e à direita.

Intransferível

“Bloqueados os meios constitucionais para a mudança de governo e aumentando a descrença popular, só o presidente tem legitimidade para reduzir o próprio mandato, propondo, por si ou por seus líderes, uma proposta de emenda à Constituição que abra espaço para as modificações em causa.

Sem atalhos

“Qualquer tentativa de emenda para interromper um mandato externa à decisão presidencial soará como um golpe”.

Pedido velado de renúncia

Ainda FHC: “Apelo, portanto, ao presidente para que medite sobre a oportunidade de um gesto dessa grandeza, com o qual ganhará a anuência da sociedade para conduzir a reforma política e presidir as novas eleições.
“Abrir-se-ia assim uma vereda de esperança e ainda seria possível que a história reconhecesse os méritos do autor de uma proposta política de trégua nacional, sem conchavos, e se evitasse uma derrocada imerecida”.

Aguinaldo Ribeiro vai continuar na liderança do Governo na Câmara Federal?...
Simple Share Buttons