Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 04/07/2019

Antes que seja tarde

Sugadoras

Uma recente reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que o gasto de água das usinas hidrelétricas do país é quase quatro vezes maior do que todo o abastecimento humano nacional – ou seja, tudo o que é consumido nas casas, comércios e lojas do Brasil, em zonas urbanas e rurais.

Mais agudo

Quando se consideram outros espelhos-d’água artificiais (por exemplo, açudes), as perdas são ainda maiores: o volume chega a ser 5,3 vezes mais alto que o consumo humano.

Fonte

Os dados são da ANA (Agência Nacional de Águas), órgão federal responsável pela gestão dos recursos hídricos.

Rumo às nuvens

O levantamento mostra que, em 2017, a evaporação dos reservatórios foi o segundo maior consumo de água no Brasil, atrás apenas da atividade de irrigação na agricultura.

Campeã

A usina com maior índice de evaporação no país é a de Sobradinho, que opera no rio São Francisco.

 ´Dreno´

A irrigação na agricultura é o principal uso de água não somente no Brasil, mas no mundo.

Demanda…

Nessa perspectiva, o gasto de água em oito cidades, cuja principal atividade é a agricultura irrigada, corresponde a 84% do total retirado por toda a indústria de transformação brasileira.

… Intensa

Os municípios com utilização em larga escala de água são: Uruguaiana (RS), Santa Vitória do Palmar (RS), Alegrete (RS), Itaqui (RS), Juazeiro (BA), São Borja (RS), Petrolina (PE) e Mostarda (RS).

O detalhe

A retirada d´água no País para irrigação é de 1.083 metros cúbicos por segundo.

Mirante

O governo estadual realiza estudos para permutar uma área próxima ao Garden Hotel para erguer naquele setor o futuro centro de convenções de Campina Grande.

Efeitos

Estimativa feita pelo Ministério da Fazenda aponta que a chamada medida provisória da ´liberdade econômica´ propiciará um expressivo impacto econômico.

Essa MP acaba, por exemplo, com a exigência de alvarás e licenças para a abertura de negócios.

Quem diria

A audiência pública com o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, na noite de terça-feira na Câmara Federal, chegou ao fim com ele sendo chamado de “corrupto” e “ladrão” pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Não vai…

Luiz Eduardo Rocha Paiva, general da reserva do Exército, nas redes sociais, indignado com os ataques do filho (Carlos) do presidente Bolsonaro a outros membros do generalato: “Esse embate não é provocado pelos militares, mas por Carlos, inclusive com ofensas diretas.

… Acabar bem

Ainda o general: “Bolsonaro deve dizer aos militares que desautoriza qualquer manifestação dele. Espero que se dê um basta nisso (…) Carlos é uma pessoa que é mal-educada e desclassificada, em termos de comportamento político e social”.

Apimentou

Carlos Bolsonaro rechaçou prontamente, escrevendo que esses generais por ele criticados “nunca lideraram nem guerra de travesseiros”.

E adendou que o ataque tinha vindo de um “recruta”.

Todo cuidado…

O padrão de conservação da BR 230, trecho entre Campina Grande e João Pessoa, virou coisa do passado.

… É pouco

Há muitos buracos no percurso, apesar de um recapeamento que está sendo executado nas proximidades da cidade de Santa Rita.

Corpo a corpo

Conforme sinalização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prefeitos brasileiros devem estabelecer contatos com os seus correligionários com cadeira no Congresso Nacional para a recolocação dos estados e municípios na proposta de reforma previdenciária.

Na ponta do lápis

Conforme projeções da CNM, as mudanças propostas no plano federal, reproduzidas nos institutos próprios de previdência (são 2.108 no País) proporcionariam, em uma década, uma redução de despesas da ordem de R$ 170 bilhões.

Cidadania

A arrecadação de gêneros alimentícios ocorrida durante a realização do Salão do Artesanato, este ano, em Campina Grande, chegou a aproximadamente 8 toneladas, que serão distribuídas com entidades filantrópicas da cidade.

Da boca de…

“… No Judiciário não há lugar para paixões, ideologias e vontades. Juiz não pode ter vontade. Se tiver vontades, sai da magistratura, vai para a política, para movimentos associativos, vai para o Executivo, vai ser candidato…” (ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal).

Diapasão

O Congresso Nacional aprovou ontem a criação da Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.

26 partidos respaldaram a proposta – praticamente uma orquestra.

Sinal de…

Faz-se necessário um maior envolvimento da cidade de Campina Grande e região com o INSA – Instituto Nacional do Semiárido, sob pena de toda a mobilização feita para a sua instalação ter sido temporária.

… Vida

De outra parte, a direção do INSA precisa dar sinal de vida, prestar contas à comunidade acerca de suas atividades, como também manter diálogo permanente com as universidades locais.

Ah sim!

Não custa lembrar da predisposição governamental para extinguir estruturas administrativas que estejam ´hibernando´.

Como andam as CPIs instaladas na Assembleia Legislativa?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube