Arimatéa Souza

quinta-feira, 06/05/2021

´Ameacitina´

´Teste de fidelidade´

O prefeito Cícero Lucena (PP) reuniu, anteontem, pela primeira vez, a sua bancada na Câmara Municipal de João Pessoa – 24 dos 27 vereadores.

Além de uma ´explanação´ acerca das principais ações administrativas nos quatro meses iniciais de governo, Cícero pediu aos aliados o apoio para uma pauta ´pra lá´ de impopular: uma nova reforma na previdência municipal.

Sem escolha

Conforme a argumentação governista, as medidas são imprescindíveis, sob pena de ficar definitivamente inviabilizado o IPM – Instituto de Previdência Municipal.

Replicar

Em breve, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD-CG) convocará a sua base aliada para similar diálogo previdenciário.

´Alô´

Poucos dias após APARTE indagar o que andava fazendo ´o mago´, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) reapareceu publicamente durante entrevista a uma emissora de rádio na região do ´Vale do Mamanguape´.

´Foi mal´

Um de seus alvos foi o sucessor, ex-auxiliar e atual governador João Azevedo (Cidadania): “Eu me enganei. Não posso ser culpado em uma coisa que acreditei e me sacrifiquei. Ou você acha que é pouco sofrimento alguém ser acusado de falsidades, de algo que não fez?”

Linha direta

RC avançou: “E aquela pessoa que você botou lá (no palácio) tentar construir provas falsas contra você, porque ele se reuniu com o Gaeco (Ministério Público). Isso é muito grave (…) Com o tempo a gente vai sabendo de muitas coisas”.

´Vem comigo´

O senador Veneziano Vital, presidente do MDB/PB, espera atrair para a legenda os deputados Buba Germano (estadual) e Gervásio Maia (federal), ambos filiados ao PSB.

Remessa

Na sessão de ontem da Câmara campinense, o vereador Olímpio Oliveira (PSL) renovou a cobrança ao Poder Executivo no sentido de que seja enviado o projeto que permite a retomada dos pagamentos das subvenções mensais às entidades filantrópicas da cidade, um dos ´pilares´ do programa de governo do então prefeitável Bruno Cunha Lima.

´Gelatinosos´

Ainda sobre Olímpio. Ele qualificou como “incoerência” a postura dos vereadores governistas que referendaram o veto às emendas aprovadas, por unanimidade, pela Câmara ao projeto que renovou o subsídio para o sistema de transporte público de Campina Grande.

Cadeado

Como um assunto puxa outro, o Sitrans, entidade que congrega as empresas que restaram no sistema de transporte público de Campina, está ameaçando desativar o terminal de integração de passageiros, caso as demandas da entidade não sejam atendidas.

Para o ninho

O deputado federal (licenciado) Pedro Cunha Lima, presidente do PSDB no Estado, articula a filiação ao partido do radialista e ex-prefeitável pessoense Nilvan Ferreira (MDB).

´Caixa gordo´

O ex-prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PV) reiterou ontem, na ´Correio FM´ que “entreguei a prefeitura com R$ 354 milhões em caixa”.

Marcha à ré

“Estamos vendo um retrocesso em João Pessoa; a política do retrovisor”, alfinetou o seu sucessor.

Rumo à urna

Cartaxo também reafirmou que “quero continuar trabalhando pelo povo da Paraíba. Essa decisão foi pensada e amadurecida e eu vou, sim, disputar as eleições do próximo ano”.

Sem data

O secretário de Administração da prefeitura campinense, advogado Diogo Lyra, disse ontem na ´Caturité FM´ (104.1) que não existe previsão para a remessa ao Poder Legislativo do projeto de reforma administrativa anunciado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) em seu discurso de posse, em janeiro último.

Sem esboço

“A proposta ainda não foi concebida. A Covid-19 acabou drenando as atenções da gestão”, ponderou o secretário.

Estaca zero

Na verdade, até o presente o ´grupo de trabalho´ que vai elaborar o mencionado projeto ainda não foi constituído.

O detalhe

Desde o ano de 2002 que não é promovida uma vertical reforma administrativa na PMCG.

Linha de…

A instalação de uma comissão especial de reforma política na Câmara Federal – que deseja, entre outros temas, ´remoer´ a questão do voto impresso – trouxe novamente à ´luz do sol´, nacionalmente, o deputado paraibano Wilson Santiago (PTB).

… Frente

O petebista, que chegou a ser afastado do mandato pelo Supremo Tribunal Federal, comandou a reunião de instalação da referida comissão.

´Ronco´

O processo de Santiago está ´dormindo´ nas gavetas da mesa diretora da Câmara Federal.

A cota…

Em solenidade ontem no Ministério das Comunicações, o presidente Jair Bolsonaro novamente atacou a China e verbalizou novas ameaças.

… Do dia

“Nas ruas já se começa a pedir que o governo baixe um decreto. Se eu baixar um decreto, vai ser cumprido, não será contestado por nenhum tribunal (…) Não ouse contestar (o decreto), quem quer que seja. Sei que o Legislativo não contestará”.

Situando

A intenção governamental é publicar uma norma para impedir que gestores locais (prefeitos ou governadores) fechem o comércio ou limitem a atividade econômica durante a crise sanitária.

Discurso do placebo

O ´capitão´ também abordou sobre o tratamento precoce para a Covid-19: “Canalha é aquele que é contra o tratamento precoce e não apresenta alternativa, esse é um canalha. O que eu tomei todo mundo sabe”.

Ele prosseguiu: “Ouso dizer que milhões de pessoas fizeram esse tratamento (…) Por que não se investe em remédio? Por que é barato demais? É lucrativo para empresas farmacêuticas ou laboratórios investir no que é caro?”

Está surgindo um novo ´Mourão´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube