Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 21/11/2020

´Afasta de mim este cálice´

Risco iminente

O governador João Azevedo (Cidadania) alertou ontem sobre o ´estado de espírito´ de boa parte da população paraibana com relação à pandemia do coronavírus.

“As pessoas começaram a perder o medo da doença”, sublinhou, acrescentando que observa o “relaxamento” das “regras mínimas” de prevenção e de higienização.

Aceno

Azevedo também verbalizou uma mensagem institucional aos prefeitos eleitos no último domingo: “Estamos abertos ao diálogo; abertos para receber qualquer prefeito eleito”.

´Catraca´ livre

O PSOL e o PSTU divulgaram comunicados aos filiados e simpatizantes oficializando a neutralidade no segundo turno da sucessão pessoense.

´Soma zero´

No caso do PSTU – que no turno inicial teve como candidata a prefeita Rama Dantas -, a disputa no segundo turno foi qualificada como “um circo de horrores. Não há diferença” entre os concorrentes Cícero Lucena (PP) e Nilvan Freire (MDB), segundo a legenda.

Opção individual

Leila Fonseca, que disputou o cargo de vice-prefeita na chapa do 1º turno do Patriota, em João Pessoa, externou ontem o apoio a Nilvan.

“Jamais poderia ser conivente com o mal”, numa menção aos adversários do presidente Bolsonaro.

Muro com um…

De sua parte, o PT da Paraíba, em Resolução divulgada ontem, adotou uma postura ímpar: defende o voto contra Nilvan, mas não assume o apoio a Cícero.

… Lado sem reboco

“A candidatura de Nilvan está enraizada nesse subprojeto de direita e conservador implantado no Brasil. Um candidato sem experiência política e que se sustenta surfando na onda fascista que assola o país. João Pessoa não pode ser capturada por este subprojeto”, pondera o documento petista.

Por antecipação

“Orientamos a nossa base social e militante a votar contra Nilvan, pois nossa capital e seu povo não merecem o avanço do fascismo e do conservadorismo em seu meio”, enfatiza o texto, para acrescentar que “seja qual for o resultado das eleições em João Pessoa, o PT fará parte da oposição ao próximo governo municipal.

Apelou

Do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), que está disputando a reeleição, sobre o governador de São Paulo, João Doria Júnior (PSDB): “Viado! Vagabundo!”

Resgate

A Coluna reproduz alguns trechos agudos no primeiro debate entre Cícero Lucena e Nilvan Ferreira, no 2º turno, promovido esta semana pela TV Arapuan.

Trajetória

“Não sou candidato para botar a condição de prefeito no meu currículo. Nem também para aprender a ser prefeito de João Pessoa. Não sou candidato para derrotar ninguém. Sou candidato para que João Pessoa ganhe. Em momento de crise é importante que se tenha um gestor pronto, preparado, que tenha competência e experiência”.

Duas faces

Nilvan: “A cidade vive um momento de escolha entre dois projetos, de maneira clara e definida. Há um projeto que está preso ao passado, representado pelo outro candidato, que já foi prefeito duas vezes, e um projeto que representa o futuro da cidade e um novo jeito de olhar as questões cruciais acumuladas ao longo dos últimos 24 anos (…) A cidade precisa ser boa para todos: para o centro, para a praia, e também para as áreas mais afastadas do centro”.

Múltiplos ângulos

Cicero: “O futuro prefeito tem que ter a capacidade macro, de olhar a cidade como um todo (…) Serei prefeito não da praia e da orla, mas de toda a João Pessoa”.

Sem retroceder

Nilvan: “Esta cidade não pode voltar ao passado. João Pessoa de forma muito clara, no resultado do domingo, já disse não ao retrocesso. O recado das urnas foi muito claro (…) João Pessoa também vai definir a análise das companhias, durante essa eleição, dos dois projetos que estão colocados”.

Derivação

Cicero: “O que estamos vendo aqui é um candidato que, talvez por sua experiência de usar o microfone para fazer acusações e não fazer propostas, já começa o debate querendo puxar para um lado, está falando de denúncias.

Não recomendável

“A população quer saber se ele tem experiência, o que fez ao longo da vida; o que ele geriu; o que deu de solução aos problemas; que problemas tem capacidade de resolver (…) Eu acho que o tema denúncia não é uma coisa boa para o senhor tratar num debate”.

 

Envergonhado

Nilvan: “O que eu percebo é que o senhor tenta negar o apoio de integrantes de um dos maiores esquemas de corrupção que este Estado já viu (…) Não renegue os seus companheiros de eleição”.

Indagações

Cícero: “O histórico do candidato demonstra que a sua experiência é cumprir um papel de radialista e de apresentador de TV, que se preocupou de apontar crises. Solução? Qual e aonde ele solucionou algum problema? O que ele fez para enfrentar as crises da população e dar a sua solução? Qual foi a sua iniciativa, ao longo de sua vida, de fazer algo em beneficio da cidade? Cite o que resolveu e ajudou a resolver”.

´Loteamento´

Nilvan: “Nessa questão de ter um secretariado e uma equipe técnica, só eu, entre nós dois, quem pode compor esse secretariado, porque eu tenho a independência necessária para compor. Você não tem, porque já loteou todos os seus cargos de 1º escalão, e até do 2º, para conseguir ter os apoios que o senhor procurou no 1º turno. Eu vou fazer um governo técnico (…) Essa experiência que o senhor diz ter não fez bem para João Pessoa”.

Elogios

Cícero: “No tempo em que o senhor era radialista, enquanto eu era gestor, e até depois, inúmeras vezes o senhor fez elogios à minha capacidade de gerir e de enfrentar os problemas da cidade. Quanto à independência, está na pessoa a capacidade de gestão. Eu não tenho compromisso de ´loteamento´. O senhor é que está inventando essa história. E tenha cuidado”.

Ao lado

Nilvan: “A corrupção é o grande mal. Precisamos fazer uma gestão que seja transparente. Você precisa olhar a companhia dos candidatos que disputam essa eleição”.

Telhado de vidro

Cícero: “A intenção do candidato é falar do genérico, sem se incluir. Ele faz parte do MDB. Para ser honesto, não deveria ter se filiado ao MDB (…) Esse debate que o senhor está querendo puxar, repito: candidato, o senhor tem processos. Não vamos por ai, eu não quero falar nisso. Quero falar de experiência de resolver problemas e trazer soluções inteligentes”.

Retaguarda

Nilvan: “Eu sou do MDB de José Maranhão, um dos homens mais íntegros que a Paraíba já viu (…) Eu duvido o senhor saia propagando os seus companheiros nessa campanha. Muitos estão sendo investigados na Operação Calvário. Faça isso”.

O detalhe

Hoje à noite haverá mais um debate com os prefeitáveis de JP, dessa vez na TV Correio.

Na praça

Foi divulgado ontem o edital de convocação para a realização das eleições dos novos membros do Conselho Diretor, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação Comercial de Campina Grande.

Data

As eleições ocorrerão no dia 4 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18 horas, e os 40 diretores eleitos administrarão a ACCG no biênio 2021-2022.

Opção

A atual diretoria da ACCG apoia o nome do empresário Antonio Andrade Irmão para presidir a entidade nos próximos dois anos.

Nome na mesa

O vereador Olímpio Oliveira (PSL), reeleito no último domingo, lançou-se ontem como pré-candidato à presidência da Câmara campinense.

A voz…

APARTE está recolhendo dos seus leitores a resposta para a pergunta: ´Que música gostaria de ter composto?´

… Do coração

A indicação deste sábado e do servidor público Flávio Ribeiro: “Drão”, de Gilberto Gil.

Uma ´canja´

“Drão!/ Os meninos são todos sãos/ Os pecados são todos meus/ Deus sabe a minha confissão/ Não há o que perdoar/ Por isso mesmo é que há de haver mais compaixão…”

Serviço

Veja a interpretação da música aqui.

´Tô fora´

De forma pública, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) fez ontem um apelo aos seus aliados que lograram êxito na disputa proporcional em Campina Grande.

“Gostaria de pedir a ajuda e compreensão de todos para gentilmente não me consultarem e nem me incluírem em nenhum assunto referente à prematura discussão para eleição da Câmara Municipal. Ficarei extremamente agradecido pela compreensão de todos”, verbalizou.

A eleição estaria ´contendo´ as estatísticas da epidemia?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube