Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 02/05/2019

´Afasta de mim esse cálice´

Bobeira do auxiliar

O superministro da Economia Paulo Guedes também veio à público desmentir a declaração do secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, segundo a qual seria criado um novo imposto federal que tributaria até mesmo as igrejas.

“Vamos deixar absolutamente claro que somos liberais e liberais não aumentam impostos, eles simplificam, substituem. O que o Cintra estava falando é que, num futuro próximo, gostaríamos de desonerar folha de pagamentos. Tributar folha é cruel, perverso”, afirmou Guedes.

Compensação

Ainda de acordo com o ministro, há uma alternativa considerada para compensar a desoneração da folha, que é o imposto sobre pagamentos.

“Marcos Cintra namora há muitos anos” (com esse imposto)”, assinalou.

Melou

Para Guedes, em declaração ao ´Estadão´, o secretário da Receita “deu azar” ao falar de tributar dízimo.

´Pecou´

“Preferia que o Cintra tivesse falado que bandido vai pagar, traficante vai pagar. Falou logo igreja? Deu azar. Quem vai pagar é traficante, bandido, todo mundo que faça pagamentos”, acrescentou.

O detalhe

Guedes reiterou que as igrejas manterão imunidades, como do pagamento de tributos sobre renda e propriedade.

´Leão´

A Receita Federal divulgou no dia de ontem o balanço das declarações de imposto de renda até o final do prazo – 30 de abril.

Inventário

Foram recebidas no País 30 milhões 677 mil e 080 (a previsão era de 30 milhões e 500 mil).

Na Paraíba, a Receita recebeu 315 mil 330 (a previsão era de 300 mil).

Marcou…

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que iniciou ontem a sua assembleia geral em São Paulo, divulgou uma nota oficial alusiva ao transcurso do ´Dia do Trabalhador´, comemorado nesta quarta-feira.

… Posição

A entidade enfatiza que a participação dos trabalhadores e dos sindicatos nas discussões sobre o projeto de reforma da Previdência “é fundamental para a preservação da dignidade dos trabalhadores e de sua justa e digna aposentadoria, especialmente dos que se encontram mais fragilizados”.

Temerário

Para os bispos, merece especial preocupação o proposto regime de capitalização, que colocaria em risco a “lógica da solidariedade e da proteção social”.

Expurgo

Igualmente é criticado o plano de desconstitucionalizar regras da Previdência.

Tiro pela…

A nota faz menção também à reforma trabalhista (gestão Michel Temer, 2017), apresentada com a intenção (apregoada pelo governo à época) de atenuar o desemprego.

… Culatra

“Mostrou-se ineficiente”, grifam os bispos, citando o universo atual de mais de 13 milhões de pessoas nessa situação.

Lacônico

“Uma tragédia mundial nesses tempos”.

Expressão do papa Francisco, ontem, sobre o desemprego pelo mundo.

Mais um

O professor da UFCG Daniel Duarte também será empossado no próximo dia 18 na Academia de Letras de Campina Grande, em solenidade que será realizada no Sítio São João (avenida Floriano Peixoto, bairro Dinamérica).

Disponibilidade

Substituindo desde a última terça-feira a ex-secretária de Saúde do Estado, Cláudia Veras, o médico campinense Geraldo Antonio de Medeiros disse que aceitou o convite do governador João Azevedo (PSB) para essa interinidade porque “estamos para ajudar no que for possível”.

Emergencial

“Dentro dessa ótica de objetividade, vamos tentar focar a resolução dos problemas em Taperoá e Patos, no sentido de normalizar o funcionamento dos hospitais o mais rápido possível e dentro da legalidade”, acrescentou Geraldo.

Situando

As unidades hospitalares acima citadas eram geridas por OSs (organizações sociais), mas os contratos foram rescindidos pelo Estado.

´Simpatia…

Afinal, a secretária de Estado e suplente de deputada Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos) passa a – gradualmente – assumir a condição de prefeitável em Campina Grande.

… É quase amor´

“Nós temos conversado muito na nossa base de apoio com os partidos que integram as oposições. Tenho dito que nós temos excelentes nomes que podem estar à disposição dessa tão honrosa proposição que é ser prefeito ou prefeita de Campina. O nome de Ana Cláudia está sim à disposição para somar nesse projeto”, verbalizou em recente entrevista.

´Foiçada´

O Ministério da Educação anunciou ontem um corte – linear – de 30% nos orçamentos das instituições federais de ensino (universidades e institutos).

Degelo

O prefeito Romero Rodrigues e as direções do PRB em nível municipal e estadual fizeram uma ´DR´ (discutiram a relação) na última terça-feira.

Por direção estadual, entenda-se o deputado Hugo Mota; e estadual o vereador Renan Maracajá e o seu pai, Tertuliano Maracajá.

Empoderamento

A conversa, ao que se informa, fluiu bem e o PRB vai permanecer na base governista, com a sua direção local tendo assegurada (desde já) a autonomia para escolher que candidatura a prefeito apoiar no ano que vem.

´Embaixador´

Hugo Mota, mesmo integrando a base política do PSB (governador) em termos de Paraíba, colocou-se à disposição da gestão municipal para encaminhar pleitos da PMCG em Brasília, não descartando uma ´parceria´ em 2020.

Protocolar

O deputado também aproveitou a vinda a Campina para empossar formalmente Tertuliano no comando municipal do partido.

Reciprocidade

Se tudo foi tão azul como se divulgou, em breve o prefeito deverá fazer mais mudança em sua equipe de governo.

O detalhe

Ronaldo Menezes é o novo vice-presidente do PRB em Campina.

Está cedo

Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa, disse ao colunista que toda a discussão acerca de sua sucessão ficará para o ano que vem.

Bola para escanteio

Instado a falar sobre a Operação Calvário – que tem sacudido a base política e administrativa do PSB na Capital -, Cartaxo preferiu tangenciar sobre o tema, em entrevista dada a este colunista na TV Itararé.

– Nós estamos focando na nossa gestão. Esse é o nosso foco. Esperar que o Ministério Público, de um modo geral, possa cumprir a sua obrigação e fazer da melhor maneira possível essa Operação que, sem dúvida alguma, é algo que está mexendo com a política do Estado. Mas é algo que o MP tem feito de maneira muito planejada e transparente. A sociedade ganha muito com isso (…) As denúncias são muito sérias – discorreu o prefeito pessoense.

Mais demissões a caminho...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube