Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 05/07/2022

Mágoas do ´preterido´

Republicanos: João desmentiu Aguinaldo

Mais um complicador no processo de definição da chapa a ser encabeçada pelo governador João Azevedo (PSB).

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) relatou parte da conversa que ele e outros dirigentes da legenda tiveram no final de semana com o governador.

 “Ele (João Azevedo) RATIFICA POR DEZ VEZES que não garantiu nem prometeu a vaga de vice ao Progressistas. Ele disse ao PP que apresentasse nomes para serem avaliados”, revelou Santiago.

Monitorado

O parlamentar foi ainda mais enfático na ´Arapuan FM´: “O governador não lançará qualquer vice sem conversar e sem combinar com o REP. Eu tenho certeza disso”.

Imutável

Wilson reafirmou que o REP não vai recuar no apoio ao deputado Efraim Filho, do União Brasil, para o Senado: “Aquilo que está decidido não pode se mexer, a não ser que exista um fato novo no decorrer do tempo”.

Ele citou que Efraim “cedeu redutos eleitorais para o Republicanos”.

Valer quanto pesa

O deputado do REP assinalou que “nós não somos obstáculo para o governador. O que o partido reivindica é pelo tamanho do partido”.

Agenda

Será dia 23 de julho a convenção nacional do PDT para homologação da candidatura a presidente do ex-ministro Ciro Gomes, provavelmente liderando uma chapa ´puro sangue´ – ou seja, uma candidatura partidária na vaga de vice-presidente.

Estrelado

O ´Estadão´ noticiou que o PSD na Paraíba – que é presidido no Estado pela senadora Daniella Ribeiro – vai apoiar o ex-presidente Lula na sucessão presidencial.

Por dedução

Como a família Ribeiro tem proclamado, renovadamente, que marcha coesa para as disputas eleitorais, o Progressistas na Paraíba também deverá ficar com o petista.

Pra já

A Prefeitura Municipal de Campina Grande anunciou que vai lançar, já no próximo mês, o edital de licitação para a gestão do Maior São João do Mundo a partir de 2023.

Planejamento

Por outro lado, será criado e instalado ainda este mês o Fórum Consultivo do Maior São João do Mundo´, que vai discutir as inovações para o evento, a eventual ampliação do Parque do Povo, ou a relocalização da festa para a área da Alça Sudoeste.

O detalhe

O aludido Fórum será integrado por entidades diretamente envolvidas com o evento.

Interligação…

(…com o Açude Velho) Para a ampliação do Parque do Povo é considerada a desapropriação de dois quarteirões que ficam entre a ruas Sebastião Donato e João Moura, transversais às ruas Frei Caneca e Otacílio de Albuquerque.

Local

Será na casa de shows Forrock (estrada de Cabedelo) a convenção que vai homologar a candidatura à reeleição do governador João Azevedo (PSB), dia 5 de agosto.

Luto

O Brasil perdeu ontem, aos 87 anos, um homem de bem, em toda a elasticidade que comporta esta expressão.

Falo do frade, cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.

Em paz

“Ele foi se despojando de tudo, com muita liberdade, deixando tudo que tinha vivido e que tinha passado, e se colocando nas mãos de Deus. Ele sabia que a sua hora iria chegar”, relatou dom Angelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, que o acompanhou nos últimos meses de vida.

Espera

“Ele (cardeal Hummes) esperou a irmã morte. Nos últimos tempos não queria se submeter ao tratamento de saúde que poderia deixar de viver a dor e o sofrimento. E ele viveu a dor, o sofrimento e a perda das forças com espírito de fé e aquele espírito de alguém que estava chegando”, acrescentou dom Ângelo.

Resgate

O jornal Folha de São Paulo reproduziu a participação relevante do cardeal Hummes no processo de eleição do papa Francisco.

Compartilho a seguir com os leitores um trecho desta reportagem.

Conclave

O cardeal brasileiro acabou se tornando o inspirador de um dos nomes papais mais surpreendentes da história da Igreja Católica, o escolhido pelo argentino Jorge Mario Bergoglio, em 2013.

Ao lado

Hummes recontou a história da seguinte maneira ao jornal italiano “La Stampa”: “Os votos convergiam para ele [Bergoglio]. Ele estava muito introspectivo, silencioso. Quando as coisas começaram a ficar um pouco mais perigosas para ele, eu o confortei.

Conselho

“Depois, houve o voto definitivo e começou um grande aplauso. Eu logo o abracei e beijei. E lhe disse aquela frase, ‘Não se esqueça dos pobres’. Eu não tinha preparado nada, mas naquele momento me veio do coração, com força, dizer-lhe isso.”

Recado à história

É assim que dom Cláudio Hummes provavelmente entrará para a história: como o cardeal que ajudou o novo papa a escolher o nome Francisco, em homenagem ao “santo dos pobres” são Francisco de Assis, na primeira vez que um pontífice se arriscou a usar essa designação.

Data definida

O PSOL na Paraíba marcou para o dia 20 próximo a sua convenção para a homologação de candidaturas.

Adjane Simplicio é a pré-candidata ao governo estadual.

Homologação

Em reunião da Executiva Estadual do PT, ocorrida na noite de ontem, foi definitivamente sacramentado o referendo aos nomes de Veneziano Vital (MDB), para governador, e Ricardo Coutinho (PT), para senador.

Indicações

A instância petista também aprovou o encaminhamento de quatro nomes de filiados para a vaga de vice: Márcia Lucena (ex-prefeita do Conde e ex-secretária de Educação do Estado), advogado Antonio Barbosa, Lenildo Morais (ex-vice-prefeito de Patos) e Maria Luíza Alencar (professora do curso de Direito da UFPB e militante em prol dos direitos humanos).

Não constou

Havia a expectativa de que houvesse a inclusão do nome da professora Maísa Cartaxo, esposa do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, nessa lista de nomes para a vaga de vice.

No ponto

O quarteto indicado pelo PT a Veneziano tem, predominantemente, uma afinidade com Ricardo Coutinho.

Desapontamento

Declarações verbalizadas ontem pelo deputado-presidente Adriano Galdino (REP) na ´Correio FM´, denotam, nas entrelinhas, indisfarçável contrariedade com João Azevedo.

Preterido…

“Nesses últimos 90 dias, ou até 120 dias, que eu tenho visitado a Paraíba, ás vezes com o governador, em todos os lugares que eu cheguei, inclusive junto com o governador, a primeira pergunta que as pessoas faziam era: ´você vai ser o vice?´

… Vetado ou…

“Em todos os lugares que eu fui, mesmo na presença do governador, as lideranças políticas sempre me tratavam como vice-governador, na frente dele (João). Era até constrangedor isso.

… Ignorado

Mas em toda a Paraíba, de Cajazeiras a Cabedelo, esse sentimento de que eu pudesse ser vice do governador João era uma coisa muito forte”.

Consenso suprapartidário

Adriano completou: “Eu também estou respaldado nesse pensamento por pesquisas internas do Republicanos, que mostram que eu sou O MELHOR VICE para QUALQUER UM dos candidatos. Eu sou, disparado, entre os eleitores do governador João Azevedo’.

E se o PP for preterido na indicação do vice de João Azevedo?...
Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube