Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 06/04/2020

A vida numa frase

Vai com calma

Em encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dias atrás, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, aconselhou o presidente Jair Bolsonaro que articule as decisões sobre a crise do novo coronavírus com governadores e prefeitos para evitar a judicialização da pandemia.

De acordo com relato do jornal Valor Econômico, Gilmar ponderou ao ´capitão´ que o tema é complexo e muitas questões afetam também Estados e municípios.

Por isso, não adiantaria a União baixar uma medida, já que não vai conseguir executá-la se não houver um plano conjunto.

Casa nova

Mesmo entoando o discurso de que não pretende disputar as eleições deste ano – e até mesmo defendendo o adiamento do pleito -, o ex-senador Cícero Lucena Filho largou o casamento de muitos anos com o PSDB e se filiou ao PP/JP.

Prefeitura?

Ao que se informa, as conversações com a família Ribeiro foram no sentido de Cícero ficar apto para a disputa, mas só tomar uma decisão com a proximidade das eleições.

Com o…

Arrastou-se até a noite do sábado o suspense em torno da filiação do ex-deputado e prefeitável campinense Bruno Cunha Lima.

… Relógio na mão

Na decisiva conversa com o prefeito Romero Rodrigues, na noite de sexta-feira – registrada por APARTE -, ele ´bateu o martelo´ e entrou do PSD.

SUS

O Ministério da Saúde cadastrou 14 categorias da área para a realização de treinamento emergencial para trabalhar no Sistema Único de Saúde no combate ao novo coronavírus.

Quais são

Serviço Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e técnicos em radiologia.

Vagas ocupadas

O partido Solidariedade em Campina Grande estruturou uma chapa proporcional com 24 pré-candidatos e 11 pré-candidatas.

Meta

“A perspectiva é elegermos três vereadores este ano”, informou o vereador Saulo Noronha, secretário municipal do partido na cidade.

O detalhe

A legenda é presidida pelo professor Odenilson Medeiros.

Destino

O vereador campinense Márcio Melo, que era do PSDC, filiou-se ao Pros.

Linha de frente

O PSC/CG listou ontem os principais postulantes para tentar vagas na Câmara na próxima legislatura: Álvaro Farias (suplente de vereador), ´Darlan da Construção´, Fernando Carvalho (ex-vereador), Luzia Cabral, Miguel Rodrigues (ex-vereador), professor Tuta Cabral (filho do ex-vereador Lula Cabral), Sargento Régis (suplente de vereador), vereador Saulo Germano e ´Vavá do Resgate´.

Saudade

Sábado último transcorreu o 17º aniversário de morte do ex-bispo diocesano de Campina Grande, Dom Luís Gonzaga Fernandes, um inesquecível pastor e amigo.

Velinhas

Na mesma data transcorreu o 17º aniversário de criação do PARAIBAONLINE.

Fatalidade

E, quis o destino, que a cobertura do velório e sepultamento do ´Dom´ fosse a primeira cobertura intensiva do site.

2ª filosófica

“Basta um mínimo de sensibilidade moral para se perceber que o milagre da vida não pode ficar largado ao arbítrio e capricho individual, nem ao autoritarismo pretensioso do poder público”.

Dom Luís Fernandes, 1994.

Retorno

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador João Corujinha, que também comandava o DC no Estado (antigo PSDC), largou o partido e entrou no PP, legenda a qual pertencera até 2008.

Luz amarela

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou no final de semana que existem 113 casos suspeitos de coronavírus nos presídios nacionais.

´Fico´

A empresária Rosália Lucas, em sintonia com a direção do Progressista, decidiu permanecer à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura campinense.

Razões

Em nota divulgada, ela assinala que tendo em vista “o cenário grave e urgente” que Campina Grande (assim como o país e o mundo) atravessa diante dos efeitos da pandemia do coronavírus, “é uma obrigação de consciência e de comprometimento plenos com a gestão municipal, com todos os que integram a administração, permanecer no cargo”.

Sequenciamento

“Há um importante trabalho a ser continuado em prol da superação desse momento difícil e em favor do desenvolvimento de Campina Grande. E essa é nossa prioridade”, concluiu a secretária.

Remanescente

Dessa forma, a única ´janela´ que fica aberta para a secretária é a eventual indicação para um cargo majoritário, cuja obrigatoriedade de afastamento da administração municipal só ocorre no começo de junho.

Garimpo

A pregação do papa Francisco no Domingo de Ramos, abrindo as celebrações da Semana Santa, merece realce e reflexão por parte de católicos ou não.

Um resumo dela, é o que segue.

Discernimento

“O drama que estamos atravessando impele-nos a levar a sério o que é sério, a não nos perdermos em coisas de pouco valor.

Exemplo

“Deus salvou-nos, servindo-nos. Geralmente pensamos que somos nós que servimos a Deus. Mas não; foi Ele que nos serviu gratuitamente, porque nos amou primeiro. É difícil amar, sem ser amado; e é ainda mais difícil servir, se não nos deixamos servir por Deus.

Introspecção

“Olhemos dentro nós mesmos; se formos sinceros para conosco, veremos as nossas infidelidades. Tanta falsidade, hipocrisia e fingimento! Tantas boas intenções traídas! Tantas promessas quebradas! Tantos propósitos esmorecidos! O Senhor conhece melhor do que nós o nosso coração; sabe como somos fracos e inconstantes.

Caminhar

“O que Ele faz para nos servir é tomar sobre Si as nossas infidelidades, removendo as nossas traições. Assim, nós, em vez de desanimarmos com medo de não sermos capazes, podemos levantar o olhar para o Crucificado e seguir em frente.

“Coragem”

“Hoje, no drama da pandemia, perante tantas certezas que se desmoronam, diante de tantas expectativas traídas, no sentido de abandono que nos aperta o coração, Jesus diz a cada um: Coragem! Abra o coração ao meu amor.

O essencial

“Estamos no mundo para amar a Ele e aos outros. O resto passa, isto permanece.

Gesto

“Procuremos contatar quem sofre, quem está sozinho e necessitado. Não pensemos só naquilo que nos falta, mas no bem que podemos fazer.

Heróis

“Os verdadeiros heróis que vêm à luz nestes dias não são aqueles que têm fama, dinheiro e sucesso, mas aqueles que se oferecem para servir os outros”.

A síntese

Francisco condensou a sua pregação numa frase: “A vida não serve, se não se serve. Porque a vida mede-se pelo amor”.

Feliz aniversário, Rádio Caturité!...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube