Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 16/12/2020

A última canetada

´Três em um´

As secretarias de Finanças e da Receita serão unificadas em João Pessoa, formando a Secretaria do Tesouro.

O prefeito Cícero Lucena (PP) indicou três auxiliares (auditores fiscais da PMJP) para a ´superpasta´: Adenilson de Oliveira Ferreira (secretário do Tesouro); o advogado Sebastião Feitosa Alves (secretário executivo da Receita); e Ricardo Luiz da Cunha Coelho (secretário executivo de Finanças).

Caminho…

A sucessão na presidência da Câmara Municipal de João Pessoa ganhou contornos de definição.

… Aberto

Os vereadores Dinho (Avante) e Bruno Farias (Cidadania) deverão presidir o primeiro e o segundo biênios, respectivamente.

´Extintor´

A Câmara Municipal de Campina Grande mandou para o ´vinagre´ a emenda à Lei Orgânica do Município que permitiria a instalação de postos de abastecimento em hipermercados e supermercados, o que estimularia a concorrência (de preços) no segmento.

Perde & ganha

“Lamento profundamente essa rejeição, porque quem perde com isso é Campina e os consumidores da cidade, e quem ganha são os donos de postos”, desabafou o vereador Alexandre do Sindicato (PSD), autor da propositura detonada.

Situando

Essa emenda ´vagava´ há muitos meses na Secretaria de Apoio Parlamentar à espera de deliberação.

Enquanto isso….

O preço do litro da gasolina ´encostou´ em R$ 4,40 na maioria dos postos revendedores do produto em Campina Grande.

Vazio

Não houve sessão ordinária na Câmara campinense, ontem, por escassez de vereadores em plenário.

Da boca de…

“… (Deixo) uma Universidade madura, experimentada na bonança e na tempestade…” (professor Rangel Júnior, ao se despedir do cargo de reitor da UEPB, no final de semana).

Habitat…

Será entregue às 10 horas desta quinta-feira o Bosque da Caatinga Jornalista William Monteiro de Lima (falecido no ano passado), no Parque da Liberdade.

 … Natural

´Nezinho´, como William era mais conhecido, dedicou centenas de horas de sua vida à preservação do meio ambiente.

Acordados

Conforme antecipou APARTE no dia de ontem, um bloco de vereadores eleitos em Campina acertou marchar de forma coesa para eleger o futuro presidente do Legislativo, dia 1º de janeiro.

Nome escolhido

Para o primeiro biênio, a escolha recaiu no nome do atual vice-presidente, Marinaldo Cardoso (Republicanos).

Quem está no grupo

Eva  Gouveia (PSD), Marinaldo Cardoso (REP), Fabiana Gomes (PSD), Jô Oliveira (PCdoB), Valéria Aragão (PTB), Carol Gomes (Pros), Sargento Neto (PSD), Saulo Germano (PSC), Saulo Noronha (SD), Dinho do Papaléguas (DEM), Waldeny Santana (DEM), Hilmar Falcão (DC) e Alexandre do Sindicato (PSD).

Nada muda

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, relator do processo da Operação Calvário, manteve a indisponibilidade dos bens dos envolvidos no caso.

´Pensando em…

Este colunista é sabidamente leigo no que diz respeito à saúde pública.

Mas saltam à vista alguns fatos aparentemente incompreensíveis.

… Voz alta´

Por que o nível de ocupação das UTIs geridas pela prefeitura campinense está na ordem de 35% e o das administradas pelo Estado estão em 100%?

Desproporção

Qual a razão para os percentuais de ocupação das UTIs na Paraíba serem muito superiores aos registrados para leitos de enfermaria destinados à Covid-19?

Marcou bobeira

Para o vereador eleito Anderson Almeida (Podemos), parte da culpa pelo insucesso da oposição em Campina no pleito deste ano reside no fato de “a oposição ter deixado para mostrar os descasos e deficiências do governo no período da eleição”.

Só avisou

Anderson comentou que o vereador (reeleito) Olímpio Oliveira (PSL) não combinou com os demais membros da futura bancada de oposição o seu pré-lançamento à presidência da Câmara.

“Só informou depois do lançamento”, frisou Anderson.

A voz da…

A ´calejada´ turma do ´Centrão´ tem insistido com o presidente Bolsonaro para ele acelerar na propaganda governamental.

… Experiência

Já está programada mais uma campanha: a da retomada dos níveis de emprego no último quadrimestre do ano.

Limitação

Somente o prefeito eleito Bruno Cunha Lima (PSD), seu vice (Lucas Ribeiro) e a vereadora mais votada nas eleições do mês passado (Eva Gouveia, do PSD) participarão presencialmente da solenidade de diplomação, marcada para as 17 horas desta 5ª feira no auditório do Tribunal do Júri (complexo judiciário do bairro da Liberdade).

À distância

Os demais vereadores eleitos e suplentes deverão acompanhar a cerimônia (e serem diplomados) no plenário da Câmara.

Queda livre

A queda de receita dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro vai oscilar este ano entre 29% e 37%, por conta da pandemia.

O detalhe

Há casos piores: Santos e Cruzeiro deverão fechar 2020 com receitas 46% inferiores às obtidas no ano passado.

´Limpa´

Na entrevista que concedeu na noite de ontem ao programa Ideia Livre da TV Itararé (canal 18.1), o prefeito Romero Rodrigues (PSD) disse que nos últimos dias de seu mandato (provavelmente no dia 30) irá exonerar todos os cargos comissionados existentes na PMCG, como também retirar as gratificações concedidas a funções gratificadas, como forma de deixar o seu sucessor (Bruno Cunha Lima) inteiramente à vontade para escolher e nomear a sua equipe de colaboradores.

A bancada governista em CG começará 2021 ´inteira´?
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube