Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 01/03/2017

A troca de apoio

Mesma tecla

Pelo segundo ano consecutivo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil escolhe o meio ambiente como o tema da Campanha da Fraternidade, tradicionalmente aberta nacionalmente na Quarta-feira de Cinzas.

“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da CF, com a adoção do lema “Cultivar e Guardar a Criação” (Gênesis 2,15).

Significado

A CNBB conceitua bioma como “um conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”.

Meta

A CF 2017 tem entre os seus objetivos “reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos e as águas”.

O detalhe

No Brasil temos seis biomas: Mata Atlântica, Amazônica, Cerrado, Pantanal, Pampa e a (made in Nordeste) Caatinga.

Visibilidade

Com a intenção de consolidar o nome de Lula para 2018 e fazer frente à série de acusações que o atingem, o PT determinou a seus diretórios estaduais que usem a imagem do ex-presidente nas propagandas de TV durante todo o primeiro semestre, conforme o jornal Folha de São Paulo.

Da boca de…

“… Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara Federal) exerceu um papel fundamental para aprovarmos o impeachment da presidente (Dilma). Merece ser anistiado…” (deputado Osmar Serraglio, PMDB-PR, novo ministro da Justiça).

Urgente

É preciso uma grande mobilização de Campina Grande para resgatar o Encontro Para a Nova Consciência.

A edição deste ano demonstrou que essa ação é INADIÁVEL.

Garimpo

Há poucos dias, o ex-senador Marcondes Gadelha concedeu uma entrevista ao telejornal Itararé Notícias da TV Itararé, sobre a obra da transposição do Rio São Francisco.

Leia alguns trechos.

Marcos…

“O que foi definitivo foi o estudo e relatório de impacto ambiental contratado pelo Governo FHC junto a um consórcio de duas empresas internacionais (…) Esse estudo mostrou de forma cabal que a transposição não acarretaria nenhum passivo ambiental nem para o Rio nem para a bacia hidrográfica. Isso nos deu uma força muito grande.

… Dessa…

“A atitude de (ex-presidente) Itamar Franco, mesmo sendo mineiro e o seu Estado contra a transposição também foi marcante. Ele exigiu que os projetos de engenharia ficassem prontos em sete meses, como também os editais de licitação.

… Saga

“O Lula deu uma demonstração de vontade politica de realizar (a transposição) ao iniciar a obra.

 

Sensação

“Eu já estou compensado só em ver a obra chegar. Foi o sonho da minha vida, uma luta que me absorveu durante 25 anos. É claro que o reconhecimento sempre é muito bom, todo politico acha muito bom ser reconhecido. Mas, pra mim, o fato de ver a obra já é o meu pagamento, já estou feliz demais.

Incompreensões

“Na época muita gente me criticava, dizendo que eu estava fazendo uma enganação, que estava buscando resultados eleitorais, sonhando fora do contexto; que a obra era uma coisa inviável e impossível. Eu aguentei essa hostilidade e, pior ainda, a indiferença de muita gente, que simplesmente não dava bolas para o assunto. A gente não conseguia mobilizar (os Estados beneficiários com a obra).

Resistência

“O outro lado (Bahia, Minas Gerais, Sergipe Alagoas) fazia uma mobilização feroz contra a transposição. E por aqui uma coisa muito morna.

Consciência…

(sobre o valor da água) “Eu tenho absoluta convicção que sim. Não só pelo que estamos passando aqui, mas também pelos exemplos de fora. Quando você vê um estado como São Paulo, que era muito rico de água, entrar numa situação de penúria e de quase desespero pela falta de água… Nós que estamos mais expostos e vulneráveis nessa situação, adquirimos uma consciência muito mais forte (…) Como foi difícil conseguir essas águas para sobreviver. Mas essa consciência deve ser, cada vez mais, estimulada.

A dúvida

“Fico pensando que nesse momento que tem muita gente se arvorando de uma paternidade, porque o sucesso tem muitos pais e o fracasso é órfão. Eu queria saber se essa coisa desse errado, se iria só sobrar pra mim”.

Haja boi

Um dado curioso no recente balanço divulgado pela multinacional McDonald´s (EUA).

A empresa consome no Brasil anualmente, em média, 33 mil toneladas de carne bovina somente para o seu tradicional hambúrguer.

Da boca de…

“… O grande problema do Brasil é a falta de liderança. Porque o líder é aquele que não permite transgressões. Nós hoje ansiamos por lideres e lamentamos a ausência deles porque somos o País das transgressões…” (Bernadinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei).

Conluio

Reportagem veiculada no final de semana na ´Folha de São Paulo´ mostra que hospitais estão premiando médicos que solicitam mais exames ou prolongam a internação de pacientes.

Extremo

“Aqui (em Porto Alegre/RS) se pede exame de urina até para unha encravada”, declarou um médico ao jornal.

Apadrinhado

Na semana passada, APARTE comentou a força decisiva que o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) teve do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para se tornar líder do Governo na Câmara Federal.

Escambo parlamentar

Pois bem, neste feriado a ´Folha´ destacou que Maia e Ribeiro literalmente permutaram o apoio.

O paraibano pacificou a bancada do PP para aderir à candidatura de Rodrigo Maia à presidência, e o carioca ´fechou questão´ com o presidente Michel Temer em favor de Aguinaldo.

É a perversão da oração franciscana: ´É dando que se recebe´…

Após o intervalo da festa, a crise segue em frente...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube