Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sábado, 31/03/2018

A ´toga´ vai às urnas

Tempo de refletir

As celebrações da Semana Santa em Roma, presididas pelo papa Francisco, contaram ontem com a participação de um religioso convidado pelo santo padre para realizar a pregação – o frei capuchinho Raniero Cantalamessa.

Seguem alguns trechos emblemáticos dessas celebrações.

No ´Lava pés´

“Eu sou pecador como vocês, mas hoje represento Jesus. Sou embaixador de Jesus. Quando eu me ajoelho diante de cada um de vocês, pensem: Jesus apostou neste homem, um pecador, para vir até mim e dizer que me ama. Este é o serviço, este é Jesus. Jamais nos abandona, jamais se cansa de nos perdoar, nos ama muito”.

O detalhe

A cerimônia ocorreu num presídio de Roma.

Paixão…

Frei Raniero: “Naquele momento, estava sendo imolado o verdadeiro Cordeiro de Deus e cumprido o sentido da Páscoa antiga: Cristo na cruz era o novo Templo de Deus, de cujo peito jorra a água da vida. Ele é o início da nova criação! Assim, João (evangelista) entendeu o profundo significado das últimas palavras de Jesus: ´Tudo está consumado´.

… De Cristo

“Deus revela seu poder na fraqueza, sua sabedoria na loucura, sua riqueza na pobreza. Esta chave de leitura não se aplica à Cruz, na qual Deus se revela em sua realidade mais íntima e verdadeira, pois Deus é ´ágape´, amor oblativo. Somente na cruz se entende a magnanimidade da autodoação de Deus.

Conduta

“Devemos estar no mundo principalmente entre os pobres, os últimos, no mundo do sofrimento, da marginalização o do egoísmo, sem, porém, a ele pertencer.

Apelo

(aos jovens) “Sejam como aqueles que vão à direção oposta! Atrevam-se a ir contra a corrente! A direção oposta não é um lugar, mas uma pessoa: é Jesus, nosso amigo e redentor! Mas, foi-lhes confiada também uma tarefa especial: ´Salvar o amor humano´.

Doação

“Na cruz, Deus se revelou como Ágape, o Amor que se doa. Por isso, não devemos renunciar às alegrias do amor, mas ter a capacidade de se doar ao próximo: ´Há mais alegria em dar do que em receber´, diz São Paulo.

Via Sacra

Papa Francisco: “Senhor Jesus, a vós dirigimos o nosso olhar cheio de vergonha, de arrependimento e de esperança.

Fuga

“Vergonha por ter fugido diante da provação, apesar de vos ter dito milhares de vezes: ´Mesmo se todos vos deixarem, eu jamais vos deixarei´.

Legado

“Vergonha porque as nossas gerações estão deixando aos jovens um mundo fraturado pelas divisões e pelas guerras; um mundo devorado pelo egoísmo, onde jovens, pequenos, enfermos e  idosos são marginalizados.

Inspiração

“Esperança, porque a vossa mensagem continua a inspirar, ainda hoje, tantas pessoas e povos; que somente o bem pode derrotar o mal e a maldade e que somente o perdão pode abater o rancor e a vingança; somente o abraço fraterno pode dissipar a hostilidade e o medo do outro.

 

Exemplos

“Esperança, porque o vosso sacrifício continua, ainda hoje, a exalar o perfume do amor divino, que acaricia os corações de tantos jovens, que ainda vos consagram as suas vidas, tornando-se exemplos vivos de caridade e gratuidade neste nosso mundo devorado pela lógica da exploração e do ganho fácil.

Conversão

“Esperança, porque da vossa cruz – fruto da avidez e da covardia de tantos doutores hipócritas da Lei – desabrochou a Ressurreição, que transformou as trevas da sepultura em fulgor da aurora do Domingo, sem poente, ensinando-nos que o vosso amor é a nossa esperança (…) Senhor Jesus, dai-nos sempre a graça da santa esperança!”

Parcial

Balanço divulgado esta semana pela Câmara Federal, em termos de trocas partidárias de maior repercussão desde a abertura da famosa ´janela partidária´, que vai até o dia 7 próximo: o MDB perdeu sete deputados; o PSL (do deputado Jair Bolsonaro) ganhou oito; e o Democratas recebeu sete filiações.

Da boca de…

“… Os atos (contra a caravana do ex-presidente Lula) não são próprios de uma democracia civilizada e devem ser repudiados. Mas, infelizmente, há precedentes de incitamento à violência…” (senador Cássio Cunha Lima, PSDB).

Sem pressa

A direção estadual do PSD (leia-se deputado Rômulo Gouveia) informou que somente em breve definirá quem será o novo presidente do partido em João Pessoa, com o desligamento da legenda de Lucélio Cartaxo.

Ouvir a todos

“A escolha do diretório de João Pessoa se dará com a participação de todos, ouvindo os mandatários, filiados e simpatizantes, de forma tranquila, respeitosa e com o objetivo de unir todas as forças que desejam contribuir com a Paraíba e com o nosso PSD”, enfatiza nota divulgada.

Em plenário 

O prefeito Romero Rodrigues deverá comparecer à Câmara campinense, na próxima terça-feira, para sancionar o projeto ´Abril Verde´, que tem por objetivo contribuir para aumentar a segurança no ambiente de trabalho.

Da boca de…

“… O meu IPTU foi reajustado em 41%…” (vereador Pimentel Filho, PSD, esta semana em sessão do Legislativo campinense).

Postergação

Um dado relevante da sessão do TSE que culminou, esta semana, com a cassação do mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB): o julgamento começou em março de 2017, mas foi suspenso por um ´pedido de vista´ do ministro Luiz Fux.

Cadeira cativa

O deputado paraibano Luiz Couto (PT) foi indicado para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal.

O detalhe

O petista exercerá pela terceira vez o cargo.

Sábado é dia de poesia

“…Entreguei a minha vida pela salvação de todos/ Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes/ Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele…” (cântico da Campanha da Fraternidade).

Rumo à urna

O jornal O Globo (RJ) noticiou ontem que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa decidiu se filiar ao PSB até o dia 7 de abril e poderá disputar a Presidência da República pela legenda.

A decisão foi comunicada ao presidente do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira.

 

“... Comei, tomai, é meu corpo e meu sangue que dou/ Vivei no amor, eu vou preparar a ceia na casa do Pai...”
Simple Share Buttons