Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 15/01/2018

A tecnologia jogando contra

Legião de desplugados

Reportagem publicada neste domingo pelo jornal O Globo (RJ) informa que 20 anos após a privatização do Sistema Telebrás, o País ainda tem 2.231 distritos, espalhados em 21 estados, que não contam com cobertura de celular, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações.

Isso corresponde a mais de 20% de todas as 10.302 localidades contabilizadas pelo IBGE.

Agora vai

Várias pessoas que orbitam o governo estadual já dão como certa, este ano, a candidatura à deputação estadual da ex-primeira dama de Campina Grande, Ana Cláudia Vital do Rêgo (ainda no MDB).

Pedras pelo…

O cientista político e advogado Murillo Aragão – que tem base em Brasília e é colunista do PARAIBAONLINE – avalia que o governador Geraldo Alckmin (SP) e o PSDB terão dias difíceis pela frente, na caminhada rumo ao Palácio do Planalto nessas eleições.

… Caminho

Isso porque, no seu entender, o PSDB titubeou quando o ´centro´ precisou dos tucanos no parlamento, abrindo espaço para as candidaturas de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Henrique Meirelles, ministro da Fazenda.

As declarações foram dadas ao jornal Valor Econômico (SP).

Da boca de…

“… Você é um mentiroso. O seu discurso de ódio faz as pessoas brigarem. Você não respeita as diferenças, e eu vou lutar até o fim contra isso, que é o pior do ser humano. Hitler começou assim. Pegou uma Alemanha pobre e descrente que precisava de autoestima e convenceu as pessoas através do medo a acreditar nas suas mentiras, assim como você faz, e levou o mundo à maior guerra da história…” (jornalista Valéria Monteiro, ex-apresentadora do Jornal Nacional, que deseja disputar a Presidência da República, sobre Jair Bolsonaro).

Quórum baixo

De acordo com a TV Paraíba, cerca de 50 pessoas participaram, sábado último, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, de um ato público em favor do ex-presidente Lula, cujo recurso contra a sua condenação será julgado dia 24 próximo pelo Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre (RS).

Porta fechada

O jornal Folha de São Paulo divulgou que o deputado/presidenciável Jair Bolsonaro (RJ), que está entrando no PSL, há poucos dias tentou – em vão – uma negociação com a direção nacional do Podemos (ex-PTN).

O detalhe

O Podemos já tem um pré-candidato a presidente: o senador Álvaro Dias (PR).

Não…

O deputado Veneziano (ainda no MDB) voltou a se reportar ao recente encontro entre José Maranhão e o prefeito Romero Rodrigues.

… Digeriu

“É preferencial conversar com os adversários do que com o dirigente do partido em Campina Grande”, ironizou o ´V´.

A frase

“Estamos juntos!”.

Foi o que disse o ministro Gilberto Kassab (´dono´ do PSD), em encontro recente com o governador (e presidenciável) Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

Temer já sabe disso?

Da boca de…

“… Eu não tenho nenhuma vontade de participar desta disputa…” (ex-prefeitável campinense Tatiana Medeiros, MDB, sobre as eleições deste ano).

Cadência

Em recente entrevista, o governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou que “não vou deixar a Paraíba em situação de desequilíbrio e penúria. Até o último dia de gestão eu vou estar pagando contas e entregando obras”.

´Arrastão´

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia tenta o apoio de – pelo menos – nove partidos para se lançar candidato à Presidência da República.

Já teria três: PP, DEM e Solidariedade.

Pensando…

Pouco tempo depois de ter divulgado que retomaria o seu mandato de vereador quando do recomeço das atividades legislativas, no começo de fevereiro, o secretário de Esporte e Lazer da prefeitura campinense, Teles Albuquerque, deu meia volta.

… Bem

“Eu continuo (como secretário). Tive uma conversa muito boa com o senhor prefeito (Romero) e vamos continuar a tocar as obras”, declarou Teles.

Garimpo

Ainda sob a atmosfera de começo de ano, vale a pena ler (pelo menos) trechos de um recente artigo do escritor e médico Drauzio Varella, publicado no jornal Folha de São Paulo. É o que segue.

Binóculo

“De boas intenções o inferno e os fins de ano estão cheios (…) Nos anos 1960, assisti a uma mesa redonda na faculdade de medicina, em que um grupo de professores da USP (Universidade de São Paulo) discutiu um tema candente naquela época: “O trabalho no ano 2000”.

Evolução

“Como os debatedores previam avanços tecnológicos e máquinas que fariam a maior parte do trabalho humano, a preocupação era o que fazer com o tempo ocioso dos trabalhadores do século 21, para combater a sensação de inutilidade que os levaria aos transtornos psiquiátricos e ao alcoolismo”.

Total inversão

Ainda Drauzio: “Não demorei para constatar o equívoco dessas e de outras previsões sobre o milênio que estamos vivendo. Aconteceu o oposto: a evolução da tecnologia só nos trouxe mais trabalho. Cada invenção incorporada tornou mais escassas nossas horas de lazer”.

Parece que a ´caixa de marchas´ de Cartaxo já não tem mais ´ré´...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube