Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 13/01/2022

A ´tarrafa´ de Kassab

Sinais de alerta e de alívio

Chamo a atenção do internauta para a entrevista publicada no jornal O Globo com a intensivista e cardiologista Ludhmila Hajjar, que se tornou uma das médicas mais experientes no tratamento da Covid-19 no país.

Ela já publicou 31 artigos científicos em revistas internacionais sobre a infecção e já atendeu mais de mil infectados em todos os estágios da doença.

Nova variante

“Ressalto que estamos lidando com um vírus novo, altamente mutagênico, que pode ainda nos trazer surpresas. O da gripe, além de bastante conhecido, muda muito mais lentamente. Essa incerteza reforça ainda mais a importância da vacinação”.

Diferença…

(entre o paciente infectado pela Ômicron que foi vacinado e o não imunizado ou com ciclo incompleto) “Brutal. As UTIs estão atualmente só com casos de Covid entre os não vacinados. Os imunizados dificilmente passam do atendimento ambulatorial”.

Depoimento

“Como intensivista, tenho visto cada vez mais pacientes internados arrependidos de não terem sido vacinados. Eles chegam com a forma grave da doença, se arrependem, porém, já é tarde”.

Esgotamento

“Pelo ritmo que estamos vendo, em uma semana os sistemas de saúde deverão entrar em colapso no Brasil. O número de infecções aumentará mais ainda nos ambulatórios e provavelmente faltarão mais profissionais da saúde no combate”.

Imunização

“A maioria dos médicos e enfermeiros foi imunizada com duas doses da CoronaVac e reforço da Pfizer. A CoronaVac foi importantíssima no início, frente à inexistência de outras. Mas ela não protege como as outras em relação a novas variantes”.

Autoteste

“Se os testes caseiros estivessem sendo usados, muito possivelmente não estaríamos vivendo o que estamos vivendo. Eles precisam ser de boa qualidade, ter boas marcas, claro. Mas o argumento de quem é contrário à liberação, de que há risco de serem malfeitos em casa, são fracos”.

Procedimento

“As pessoas devem seguir as orientações do produto e, claro, os profissionais da saúde devem orientar sempre que for necessário”.

Máscaras

“Nesse momento, com o número de infectados em ascensão, com o surgimento de novas variantes, ainda com desigualdade na aplicação das vacinas, eu sou contra abolir o uso de máscaras, medida simples, disponível e efetiva contra a Covid-19”.

Remédios

“Os novos antivirais como o paxlovid e o monulpiravir são eficientes para impedir a forma grave da Covid-19, e demonstraram ser eficazes inclusive contra a Ômicron. Ter as medicações disponíveis no Brasil pode ter impacto significante na redução de internações e de gravidade pela doença atual”.

Em mutação?

Ainda classificada formalmente como integrante da base governista no Legislativo campinense, a ´debutante´ vereadora Fabiana Gomes (PSD) – esposa do ex-vereador Nelson Gomes Filho – denota, nas entrelinhas, viver um misto de espera e de transição em termos de alinhamento político.

Campeão

A parlamentar foi a entrevistada na edição de ontem do Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1): a MAIOR audiência matinal de rádio em Campina Grande e região, e percentualmente a MAIOR audiência de rádio nas maiores cidades da Paraíba.

Garimpo

Segue um resumo do que Fabiana falou, que corrobora as observações iniciais.

Relação com o prefeito

“Eu não rompi com Bruno (Cunha Lima)… Creio que não existe crise na bancada”.

Contatos com o Estado

“Foram feitos com o aval de (Gilberto) Kassab (presidente nacional do PSD)”.

Ninguém me impede

“Em breve vou sim conversar com o governador. Não vou me furtar de falar com quem quer que seja”.

Outro cenário

“Não época de Romero (Rodrigues, ex-prefeito campinense) não haveria nem ensaio de boato” (sobre um eventual diálogo com o governador).

A bancada…

(…governista em Campina poderá rachar?) “Vai ser inevitável, se houver outras adesões (ao governo estadual)”.

Sem nomeação

“Talvez Bruno não tenha interesse nem queira a ´velha guarda´ (dos aliados) em seu governo)”, ao falar sobre o não aproveitamento do marido na nova administração.

Campanha X gestão

“Talvez Nelson não sirva para governar junto, mas apenas para se eleger juntos”.

Sem hesitação

“Vamos estar no palanque que Romero estiver. Não abrimos mão de votar em Romero”.

Estimativa

Até o começo da próxima semana o senador Veneziano Vital (MDB) deverá retomar as suas atividades parlamentares e políticas.

Da boca de…

“… O PTB está menor e apequenado na Paraíba…” (deputado estadual Wilson Filho, dissidente na legenda).

´Vem comigo´

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deseja atrair para a legenda, quando a quaresma chegar, o governador João Azevedo (PB) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) – neste último caso, já na condição de pré-candidato a senador.

Sérgio Moro andou conversando (reservadamente) com ´tucanos´ na Paraíba...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube