Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 24/07/2019

A sombra do Avante

Sem balas trocadas

Em sua passagem na tarde de ontem por Campina Grande para comemorar com agricultores o Dia Nacional da Agricultura Familiar, o governador João Azevedo (PSB) comentou pela primeira vez – prolongadamente – as declarações do presidente Bolsonaro contra os ´paraíba´.

“Eu sou ´paraíba´ mesmo. O importante é a gente entender, e que o próprio presidente tem que entender, que uma região inteira foi desrespeitada. E, cada vez que ele tenta consertar, ele complica mais ainda”, introduziu João.

Sinuosidade

João recordou que “na primeira fala, ele (Jair) disse que dos governadores ´paraíba´ do Nordeste, o pior era Flávio Dino (PCdoB-MA). Depois, numa segunda fala, ele disse que se referiu ao governador da Paraíba e ao governador do Maranhão. Depois, publicou em seu Twitter que só teria dito que dos governadores, o pior era Flávio Dino, do Maranhão. Ou seja, qual a fala que foi verdadeira?”

Discernimento

“O que se precisa ter é a compreensão clara de que um gestor, mandatário de um País, tem que entender claramente que a forma republicana de se governar é respeitando todos os estados, e respeitando as diferenças”, avançou João.

Ilógico

Conforme João, “se você for governar apenas para os estados nos quais você teve maioria, primeiro você estaria desprezando o seu eleitor no estado em que você perdeu, mas teve votos”.

Postura

O governador paraibano enfatizou que “na Paraíba, eu trato completamente diferente e recebo todos os prefeitos que queiram e que peçam audiência”.

Não deu cabimento

Instado a comentar o ataque feito pelo deputado federal Julian Lemos (PSL), que o qualificou como “incompetente”, o socialista disse que “a boca é de cada um e diz o que quer.  Evidentemente, que para se levar a sério as pessoas, as pessoas têm que ser sérias. Pra se fazer respeitar, essas pessoas têm que se fazer respeitadas. O deputado nem está se fazendo sério, nem se fazendo respeitar”.

Fecho

Ao final da solenidade com os agricultores, no auditório da Federação das Indústrias, João Azevedo afirmou: “Podem me chamar de João Paraíba!”

Desproporção

Dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que 48,4% das cidades brasileiras contam com alguma representação da Justiça Estadual.

Mas a Justiça Federal está presente em apenas 5% dos municípios.

Avisa lá

O vereador campinense Galego do Leite, presidente estadual do Podemos (ex-PTN) – uma espécie de ´legenda satélite´ do senador Veneziano Vital (PSB) -, anunciou ontem que o partido pretende apresentar candidatura própria a prefeito de João Pessoa em 2020.

O detalhe

Integram a bancada estadual do Podemos os deputados Branco Mendes, João Gonçalves, Edmilson Soares e Trócolli Júnior.

Se

Caso o ex-presidente Lula não apresente (direta ou ocultamente) restrição ao seu nome, o ex-ministro da Educação e ex-presidenciável Fernando Haddad deverá ser eleito para presidir o diretório nacional do PT.

 

Baixar a porta

O conhecido restaurante Paladar – localizado na área chamada de ´Boninas´, no centro de Campina Grande – deverá encerrar as suas atividades nos próximos dias, ao cabo de muitos anos atendendo a população local.

Cooptação

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, “sem alarde, a cúpula do Democratas começou a discutir meios de criar um ambiente favorável” à migração de alguns dos quadros do PDT e do PSB “que estão sob ameaça de retaliação de suas legendas após votarem a favor da reforma da Previdência”.

Convocação

O MDB da Paraíba marcou a sua convenção para a próxima sexta-feira, às 9h, na sede regional do partido, em João Pessoa.

Zé, de novo

Agora, o ´quase´ óbvio: o senador José Maranhão será reconduzido à presidência regional do partido.

Anestésico

Na manhã de ontem, em entrevista à ´Correio FM´, o deputado-presidente Adriano Galdino relativizou o anúncio (da véspera) do deputado Genival Matias, segundo o qual estaria em vias de trocar o PSB pelo Avante.

Sem concretude

“Haveria sim uma possibilidade da minha ida ao Avante, fazer a bancada do Avante a maior bancada da Paraíba. Seríamos o maior partido em termos de Assembleia no Estado, mas isso é tudo estratégia, é tudo especulação. De novo não tem nada, o que se tem é um convite”, comentou o socialista.

Reiteração

No turno da tarde, em entrevista em Campina, o colunista indagou o presidente da ALPB sobre o mesmo tema e a resposta foi bem mais esclarecedora – e ampliada.

Contexto

“Na verdade, eu recebi um convite do Avante para filiação. E eu disse ao meu companheiro (Genival Matias, presidente do partido) que se eu fosse, só iria na condição de presidente. E você não vai sair da presidência. E ele respondeu ´eu saio´. E disse que estava me convidando para presidir o Avante. Eu estou muito bem no PSB, mas o convite me deixou muito honrado”, discorreu Galdino.

Acompanhando

Ele frisou que “dois ou três deputados” (de outros partidos da base governista) já sinalizaram que também iriam para o Avante (antigo PTdoB) com o socialista.

Sob análise

Em seguida, o presidente disse que “de certa forma, eu estou analisando a situação, vendo a questão legal também. Mas, por enquanto, eu estou bem no PSB”.

Em movimento

Adriano Galdino avançou no assunto diante da insistência do colunista em saber os efeitos práticos dessa eventual troca de partido (atente o leitor para os tempos verbais e pronomes): “Cada vez mais consolidar a força da Assembleia Legislativa e dos deputados. Na hora em que os deputados se agrupam, ficam mais fortes. O Avante hoje tem quatro deputados e PODE chegar, com a MINHA chegada, a oito ou dez deputados. E VAI FAZER o Avante ser a maior bancada da Assembleia. VAI mostrar força e conteúdo. Mas vou continuar no PSB”.

Ainda o presidente da ALPB: “Temos um bom trânsito no PSB e não tenho do que reclamar. Se no futuro, quem sabe, EU SAIR do PSB, VAI SER para ocupar outros espaços, mas SAIO pela porta da frente, e DEIXO o meu trabalho e minha luta; SAIO com grandes amigos, se for o caso. Enfim, mas tudo é coisa do futuro”.

PSDB/CG não ficará de braços cruzados...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube