Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quinta-feira, 29/09/2016

A seca se alastra

Incontinência verbal

Foi-se o tempo em que ministro do Supremo Tribunal Federal – assim como todos os magistrados – só falavam nos autos.

O ex-presidente do STF, Ricardo Lewandowski lamentou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e classificou o episódio como “um tropeço na democracia”, durante aula na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Modelo…

O ex-presidente do STF atacou o chamado ´presidencialismo de coalizão´, fruto da Constituição de 1988.

… Impraticável

“Deu no que deu. Nesse impeachment que todos assistiram e devem ter a sua opinião sobre ele. Mas encerra exatamente um ciclo, daqueles aos quais eu me referia. A cada 25, 30 anos no Brasil, nós temos um tropeço na nossa democracia. É lamentável. Quem sabe vocês, jovens, consigam mudar o rumo da história”, palestrou o magistrado com os alunos.

Metralhadora…

Animado com o ambiente acadêmico, o ministro do STF também mirou a recentemente anunciada reforma no ensino médio: “Grandes temas como o Estatuto do Desarmamento tiveram um plebiscito para consultar a população.

… Giratória

Ainda Lewandowski: “Agora a reforma do ensino médio é proposta por medida provisória? São alguns iluminados que se fecharam dentro de um gabinete e resolveram tirar educação física, artes? Poxa, nem um projeto de lei não foi, não se consultou a população”.

Crescer…

A UEPB, que ciclicamente reclama da falta de verbas para custeio e do orçamento limitado, já discute a criação de um novo campus na cidade de Piancó, no Sertão.

… A todo custo

Nada contra a localidade, mas emana a sensação de que a obsessão pela quantidade fratura cada vez mais a qualidade.

Rejeição

Conforme nota publicada no jornal Folha de São Paulo, o Tribunal de Contas da União deverá reprovar, no próximo dia 5, as contas de 2015 da gestão Dilma Rousseff (PT).

Outra pauta

No mesmo dia, ainda conforme a publicação, o tribunal julga a responsabilidade direta de integrantes dessa gestão petista sobre as pedaladas de 2014, com a probabilidade de condenação do ex-ministro Guido Mantega.

Prelado

No programa ´Ideia Livre´ de hoje (22 horas, na TV Itararé, canal 18.1, digital, e 19, analógico), presença do bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson.

Estrela

Durante o debate da noite de terça-feira na TV Borborema, a certa altura o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) alfinetou o concorrente Adriano Galdino (PSB) e comentou que “Ricardo Coutinho não sai do seu guia eleitoral”.

Fora de cogitação

“Eu não vim aqui para debater a gestão do governador Ricardo Coutinho, que por sinal me orgulha”, devolveu o socialista.

 

Farpa

“Seu grupo politico só sabe prometer e mentir”, esgrimiu Adriano se dirigindo ao prefeito.

Sem solução

“Aqui é difícil encontrar (dizer) quem mente mais” atestou Artur Bolinha (PPS).

Alvo fixo

Como ocorreu nos debates anteriores, Veneziano praticamente esqueceu os demais prefeitáveis oposicionistas e centrou foto em Romero.

No Sertão

Em breve, mais de dez cidades sertanejas passarão a transmitir o sinal da TV Itararé em alta definição, a partir de uma retransmissora a ser instalada na cidade de Sousa.

A autorização foi assinada ontem pelo ministro Gilberto Kassab, das Comunicações.

Dreno

Um dado curioso (e suspeito) no Orçamento deste ano da Prefeitura de São Paulo: as emendas de vereadores que destinam recursos para a construção de campos de pelada somam R$ 44 milhões.

Quase lá

Balanço ontem divulgado pelo TSE mostra que 91,13% das urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo domingo na Paraíba já se encontram prontas.

Flagelo

A seca já afeta a vida de mais de 25 milhões de pessoas no Brasil, conforme dados do governo federal.

São 975 municípios em 12 Estados e o Distrito Federal.

Por aqui

No caso do Nordeste, existem 754 cidades em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.

Avassalador

No Rio Grande do Norte e na Paraíba, a escassez de água atinge mais de 75% dos municípios.

Mananciais

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), que monitora 511 açudes do Nordeste, mostram que o nível dos reservatórios que abastecem a região é de apenas 19%.

Gerenciamento

Em entrevista ao ´Estadão´, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disse que “estamos atentos a todas as regiões que passam por dificuldades no abastecimento e criamos um grupo de trabalho para construir estratégias de enfrentamento da seca para áreas com grande intensidade demográfica”.

Na ´UTI´

Ele se reportou especificamente à situação de Campina Grande, “que há 100 anos não tinha uma estiagem tão extensa como esta e pode entrar em colapso no fim do primeiro trimestre de 2017”.

Prazos reafirmados

O ministro reafirmou que a previsão é de que a passagem das águas pelo Eixo Leste (Pernambuco e Paraíba, via Rio Paraíba) esteja pronta até dezembro e do Eixo Norte (Ceará e Rio Grande do Norte) no ano que vem, com cinco anos de atraso.

João Pessoa ensaia surpresas para a reta final...
Simple Share Buttons