Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 23/06/2017

A ´mosca azul´ em Joaquim

Como é?

Em depoimento prestado ontem à Justiça Federal, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) optou por tripudiar da inteligência nacional: “Jamais Lula interferiu no meu governo”.

Sem jeito

O vereador Olímpio Oliveira (PMDB) comentou ontem que é impraticável a defesa do Governo Ricardo Coutinho (PSB) na Câmara campinense.

“Não há diálogo. Como defender com quem não se conversa?” – indagou.

Complicador

O edil admitiu que deverá enfrentar “dificuldades”  para apoiar um candidato a governador do grupo de Ricardo.

Perda total

O desapontamento do parlamentar campinense também se estende ao seu partido: “O PMDB está sem identidade no plano local. E no plano nacional é um desastre”.

Fatura

Olímpio disse na ´Campina FM´ que “na última campanha (2016) fui duramente penalizado por estar no PMDB”.

Fosso

Ele concordou que atualmente a sua vinculação ao partido é meramente formal.

Rumo à ALPB

O vereador pessoense Lucas de Brito (PSL) disse à TV Itararé que está propenso a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa no ano que vem.

Da boca de…

“… Não ter política pública sempre foi a política prisional. As facções não representam o crime organizado, mas o Estado desorganizado…” (Marcelo Freixo, deputado estadual – PSOL-RJ).

O número

O Tribunal de Justiça do Estado informou ontem que no presente 129 pessoas estão ´custodiadas´, ou seja, utilizando a tornozeleira eletrônica na Paraíba.

Garimpo

Piada que circula nas redes sociais, desde o show do padre Fábio de Melo no Parque do Povo: ´Jesus é justo. Mas a calça do padre Fábio é muito mais”.

Linha direta

Rolou uma fissura no movimento dos docentes da UEPB. Um grupo de professores substitutos – que foram desligados oficialmente da instituição – abriu um canal de negociação diretamente com a Reitoria, sem a intermediação da Associação dos Docentes – Aduepb.

´Racha´

Um dos membros desse grupo, o professor Bruno Gaudêncio, admitiu ontem que os ´substitutos´ e os efetivos “estão divididos”.

“Rompemos por uma necessidade objetiva e emergencial”, justificou, em entrevista à Radio Caturité.

Acordo

A ideia discutida com a Reitoria é concluir o semestre inacabado, retomando as aulas no começo de julho, desde que os contratos sejam renovados.

O detalhe

Para que esse entendimento avance, os ´substitutos´ precisam formalizar um pedido individual de retomada das atividades.

Estímulo

“A Reitoria está incentivando a categoria para furar a greve”, reagiu prontamente o professor Nelson Júnior, presidente da Aduepb.

Isonomia

Segundo ele, já que o reitor Rangel Júnior discute a renovação dos contratos, que o faça de todos os ´substitutos´.

Situando

A UEPB conta com cerca de 1.300 professores, sendo que 30% têm contratação precária.

Antes tarde…

Devido à cobrança de alunos, o Ministério Público do Estado, através da Promotoria da Educação, adentrou nesse impasse relacionado à UEPB.

… Do que nunca

O promotor de justiça Alcides Leite de Amorim convocou uma audiência pública para o início de julho, com a participação de representantes da Reitoria, Aduepb e do Governo do Estado.

Agora é Lula

“Não pode alguém que queira fazer justiça submeter o seu comportamento enquanto juiz aos meios de comunicação”

Em entrevista, ontem, em São Paulo, numa ´indireta´ ao juiz Sérgio Moro.

O detalhe

Muito em breve Sérgio Moro divulgará a sua primeira sentença com relação ao ex-presidente.

Pisou …

O governador Ricardo Coutinho (PSB) se pronunciou ontem sobre os altos salários existentes na Cagepa, publicizados pelo Tribunal de Contas do Estado.

… No freio

“Talvez não se saiba, mas salário acima de R$ 5 mil não teve reajuste neste ano. Eu negociei com o sindicato sobre isso”, frisou.

Impedimento

Ainda segundo RC, “eu não posso reduzir salário de ninguém, só se for através de uma determinação judicial. Eu posso congelar o meu, como fiz há muitos anos”.

Mestres

Os professores da educação básica da rede pública (federal, estadual e municipal) ganhavam, em média, um salário de R$ 3,3 mil em 2014.

Os dados são de um estudo inédito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Hesitante

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa parece ´balançado´ pela atividade política.

Ontem, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, ele declarou que ainda não foi convencido a sair candidato à Presidência da República.

“A verdade é que eu resisto. Estou mais para não ser”, acentuou.

Retaguarda

Há um ´time´ ilustre tentando convencer Joaquim a encarar as urnas: Marisa Monte, Lázaro Ramos, Fernanda Torres, Fernanda Lima, Caetano Veloso e Thiago Lacerda

Três partidos ´rondam´ o ex-ministro do STF: Rede, PSB e… o PT.

Como os forrozeiros vão reagir hoje à Elba Ramalho?...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube