Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 20/06/2017

A ´liturgia´ da saída

No páreo

No final de semana, o jornal Folha de São Paulo destacou que o neófito deputado federal paraibano André Amaral (PMDB) é o nome mais cotado para assumir o comando do Ministério da Cultura, que já trocou de titular três vezes apenas no Governo Temer (1 ano).

A escolha deverá ser definida no retorno da viagem que o presidente faz esta semana à Rússia.

Colegiado

Ao falar ontem à Rádio ´Campina FM´, Amaral disse que “existe uma posição politica, dentro da bancada do meu partido, que reivindica esse espaço”.

“Estou sóbrio e com os pés no chão”, pontuou.

Da boca de…

“… Eu voto contra qualquer medida que impeça o governo Temer de trabalhar…” (Paulo Maluf, deputado federal pelo PP/SP).

Ainda é aurora

Em entrevista na abertura do Salão do Artesanato em Campina Grande, na noite do domingo, a vice-governadora Lígia Feliciano (que presidiu a solenidade) voltou a derivar sobre o pleito de 2018: “É muito cedo para se falar em candidatura. É preciso focar no trabalho”.

Tem tempo

Conforme a vice, “o que a gente discute hoje é a certeza da continuidade desse projeto. Os nomes para candidaturas a gente vai discutir no próximo ano, sob a liderança do governador Ricardo Coutinho”.

Lamento…

“O que mais me deixou chateada foi ver a programação em Campina Grande (PB), que para mim é o maior São João do mundo, com uma maioria de sertanejos. É minha cidade, uma cidade linda, o São João é um arraso, mas a festa não pode se descaracterizar, se guiar só pelo mercado.

… Midiático

“Este ano, quase não tocava lá, tive que apelar ao prefeito. Ele que teve que dizer aos rapazes, curadores da festa, a ´Elba tem que vir´.”

Declarações da cantora Elba Ramalho à ´Folha de São Paulo´.

Em tempo

Apesar das contrariedades causadas (e acumuladas) em edições anteriores, voltarei a tratar do Maior São João do Mundo neste espaço.

Chapa única

Com os votos de 18 dos 25 acadêmicos que estavam aptos para votar (sete faltaram), o professor da UFCG Josemir Camilo foi eleito ontem como o novo presidente da Academia de Letras de Campina Grande.

Equipe

Integram ainda a diretoria da Academia – que será empossada no próximo dia 29, provavelmente no Sítio São João – a escritora Mabel Amorim, os médicos José Morais Lucas e Evaldo Nóbrega, e o professor Bruno Rafael Gaudêncio.

Fluxo

Na medição do final de semana, a retomada do bombeamento d´água no canal da transposição tinha uma vazão de 4.200 litros por segundo, na chegada à cidade de Monteiro.

Em combate

Durante a abertura de um seminário no Conselho Nacional do Ministério Público, ontem, em Brasília, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que “estamos em guerra contra um inimigo sem face. Não é definitivamente uma guerra contra pessoas ou contra partidos; mas, sim, contra a impunidade e a corrupção que dilapida o patrimônio do País”.

Aliado

“Mas não estamos sozinhos. Contamos com o nosso brioso Judiciário, que não deixará se influenciar por pressões políticas e saberá julgar com imparcialidade, sem concessões aos poderosos de turno”, adendou Janot.

Espelhado

Numa referência sutil e velada ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o procurador geral afirmou que “a real preocupação” das pessoas que atacam a conduta do Ministério Público Federal e da Operação Lava Jato é, na verdade, “com a casta privilegiada da qual fazem parte”.

Da mesma turma

“Empunham – prosseguiu Janot – estrepitosamente a bandeira do estado de direito, mas desejam mesmo é defender os amigos poderosos com os quais se refestelam nas regalias do poder”.

Exaustão

O arremate de Rodrigo Janot foi enfático: “Faço um alerta para essas pessoas: a sociedade brasileira está cansada, exausta, cansada. Pode até levar um tempo, mas os brasileiros saberão reconhecê-los e serão fortes para repudiá-los”.

Na tela

O empresário Artur Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL/CG), é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre Política & Economia´, que começa às 22h15 na TV Itararé – canal 18.1 (digital) e 19 (analógico), e pela internet no endereço www.tvitarare.com.br

Ato

O prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PSD) nomeou ontem o suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti para o cargo de superintendente adjunto do Instituto da Previdência Municipal – IPM.

Desmentido

O deputado Veneziano (ainda no PMDB) disse ontem que não têm procedência as especulações de que poderia ser ungido à condição de candidato à sua sucessão pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).

Recondução

“Não trato como possível, pois estou voltado a trabalhar pela minha reeleição na Câmara Federal”, comentou, para emendar: “Mas não tenho tratado desse assunto com o governador e nem com outras pessoas”.

De última hora

Sobre o propalado desligamento do PMDB, o ´V´ avisou que “essa dúvida só vou tirar em março do próximo ano. Nunca neguei que essa é uma possibilidade real, diante da realidade local que o PMDB apresenta. Mas não é um fato consumado”.

Tapete socialista

Na hipótese de o ´divórcio´ partidário se concretizar, o ex-prefeito elenca como alternativas o Podemos (PTN), o Democratas e o PSB.

“O governador abriu as portas para que pudéssemos ter essa opção (PSB)”, realçou em entrevista à ´ Correio FM´.

Por onde anda o comandante do 2º BPM?...