Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 11/09/2020

A insustentável leveza do ser

2014 de volta

Foi pautada para a sessão do TSE do próximo dia 18 a retomada do julgamento das ações relativas à eleição para governador da Paraíba em 2014, que poderá deixar inelegível o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).

Situando

A sessão do TSE mencionada ocorrerá dois dias após o término do prazo para realização das convenções partidárias e oito dias antes do período de registro de candidaturas.

Dose…

Através do presidente estadual do partido, deputado Efraim Filho, o Democratas anuncia na manhã de hoje – em live – o apoio à prefeitável Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos-CG).

Dupla…

No turno da tarde, Ana Claudia deverá receber o apoio do PMN.

Desembarque

No turno matinal, na sede estadual do partido (rua João Cirilo da Silva, 221), no bairro Manaíra, o deputado Julian Lemos deverá comunicar formalmente a desistência de disputar a Prefeitura de João Pessoa e formalizar o apoio ao prefeitável e vereador João Almeida (Solidariedade).

Linha do…

Em meados deste ano, seis partidos consolidaram o que foi batizado de ´Fórum Pro-Campina´: PCdoB, PT, Rede, PDT, Psol e PSB).

… Tempo

A ideia era modelar um projeto novo para Campina, impessoal inicialmente em termos de pré-candidatura a prefeito, e com a disposição de não acolher legendas que tivessem algum nível de envolvimento com os governos ´de direita´, a exemplo do Podemos e MDB, para ficar no campo oposicionista nos limites da cidade.

Miopia

A reação foi quase imediata do senador Veneziano Vital (PSB), já regendo indiretamente o Podemos na Paraíba: (é uma) “visão estreita e uma postura extremamente descortês e meio que pretensiosa”.

Degelo

Em meados de agosto, o PARAIBAONLINE noticiou uma (oficialmente) despretensiosa conversa do deputado e prefeitável Inácio Falcão (PCdoB) com a prefeitável (e presidente do MDB-CG) Tatiana Medeiros.

Olímpico

”O que nos aproxima é muito mais forte do que o que nos afasta, e nossa maturidade política nos permite encontros como esse, em prol de uma construção coletiva visando o bem estar de Campina Grande,” comentou posteriormente Inácio.

Resgate

Cabe reproduzir uma sequência de arremates desta coluna.

Dia 17/08: “E se uma prefeitável virar vice-prefeitável?…”

Dia 18/08: “Uma aparente desaceleração no ritmo do MDB/CG…”

Dia 05/09: “Vai cair ainda mais o número de prefeitáveis”.

Senha…

Na edição de ontem, a ´pista´ ampliada de APARTE veio inicialmente no título: “Desistência a caminho”.

… Dada

Mais adiante, a informação cifrada, mas personificada: Inácio Falcão (PCdoB) convocou para hoje uma ´live´. Ao que tudo indica, ele anunciará uma mudança no ´xadrez´ sucessório da oposição.

Especula-se desistência de algum dos (a) postulantes”.

Juntos

No começo da tarde desta quinta-feira, a concretização das conversações: Inácio Falcão anunciou que Tatiana Medeiros seria a sua companheira de chapa, o que proporcionou à sua postulação um expressivo aumento de tempo no guia eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Garimpo

Os breves discursos da solenidade remota têm relevância no que diz respeito à construção do acordo e à campanha por começar.

Leia trechos.

Simbologia

Inácio Falcão: “Nós temos ao nosso lado um símbolo de democracia. Essa chapa caminha, dá um grito de libertação porque muita gente dizia que seria impossível uma composição do MDB com o PCdoB.

Tom da campanha

“Eu e Tatiana iremos andar as ruas, os bairros e mostrar que Campina não pode viver de oligarquias políticas. Não há condições de, há quatro décadas, três famílias comandarem essa cidade.

Adesões

“Foi um gesto grandioso (de Tatiana) …Nós estamos a dialogar com outros partidos para chegarmos na convenção fortalecidos (…) Partidos dentro e fora do Fórum Pro-Campina – mais dois”.

Reconstruir

Tatiana Medeiros: “É um momento de extrema importância para o destino de Campina. Tenho uma grande tranquilidade de estar aqui compondo uma chapa vitoriosa. Doutora Tatiana passa a ser e a compor essa união dentro de um projeto de reconstrução de Campina.

Reações

“Algumas pessoas fizeram ligações, mandaram mensagens afirmando que eu estaria menor. E eu digo e repito: estamos maior. O MDB, dentro de um discurso de coerência, se une a Inácio para a quatro, e a várias mãos, fazer por Campina o que as gestões viciosas não fizeram.

Afinidades

“(senti a) Necessidade de ter uma chapa forte e vitoriosa (…) Analisamos projetos que eram semelhantes ao do MDB (…) Temos semelhanças dentro de um contexto de construção de vida.

Sintonia

“Temos amizade e confiança com Inácio, e ai começamos a pensar nessa possibilidades de abdicar a cabeça de chapa para compor com Inácio.

Diferencial

“É um projeto vitorioso, porque está longe de vaidades e da ganâncias dessas famílias de ocuparem os espaços políticos.

Ode

“(Inácio) Um homem trabalhador, que construiu tudo dentro de uma militância verdadeira (…) Numa análise racional de uma aliança, com discurso compatível e coerente, para administrar Campina de forma técnica e ética, dar um novo rumo e um novo horizonte.

“Imbatível”

“Essa dupla é imbatível e tem condições de transformar Campina numa cidade ainda maior”.

Legado

Depois de sublinhar que “sempre fui muito tímida”, Tatiana afirmou que “quem disser que não fiz muito pela saúde … ninguém terá a coragem de dizer, porque estará sendo ridículo e hipócrita”.

´Prefeita´

(como ex-secretária de Saúde da PMCG) “Fizemos UPAs, construímos UBS (unidades básicas da família), planos de cargos e carreira (para os servidores)”.

Flexibilidade

Senador José Maranhão: “Saímos daqueles modelos de estereótipos já conhecidos, em que partidos muitas vezes que têm posições opostas não se unem.

Inovar

“O MDB quebrou esse padrão e montou uma chapa com a decisão dos próprios militantes. Uma chapa cujo compromisso é ter metodologias de trabalho novas que permitam a participação popular.

Gesto

“Vocês tiveram a grandeza, o desprendimento, sobretudo Tatiana, que crescia de forma exponencial nas pesquisas e renunciou à condição de candidata da cabeça de chapa para ficar ao lado de Falcão, mostrando que há algo de novo na política de Campina Grande.

Faz parte

“É da essência da democracia a aliança entre partidos, até porque eu sou daqueles que reconhecem que no Brasil poucos partidos têm realmente um ideologia que os torna diferentes.

Boa…

“Você (Tatiana) é senhora e juíza da situação de sua campanha… (disse a ela) Você faça a aliança com Inácio porque tenho sobre ele a melhor imagem: um homem de bem e sério; um parlamentar fiel ao seu povo.

… Impressão

“Não há nada absolutamente que separe o MDB de Inácio. Ele nunca se envolveu em corrupção, que é um dos piores cupins da administração, juntamente com a incompetência. Nós temos o compromisso de lutar contar esses cupins”.

Celebração

Ao lado do presidente do PT em Campina Grande (Hermano Nepomuceno) e de um dirigente do partido Rede, a presidente municipal do PCdoB, Glauce Jácome, conceituou a solenidade como “um momento histórico” e uma “decisão extremamente madura”.

Ajuste

A direção do Psol deverá divulgar, até a próxima segunda-feira, uma nova Resolução acerca das eleições para prefeito de Campina Grande.

No limite

O PDT marcou para o último dia do prazo legal (16, quarta-feira próxima) a realização de suas convenções em Campina Grande e João Pessoa.

O detalhe

Em Campina será entre o meio dia e as 20 horas.

Sem ecocardiograma

Um interlocutor questionou o deputado Damião Feliciano acerca da tendência de coligação do PDT nas duas maiores cidades do Estado.

– Está igual à burocracia para obtenção do auxílio emergencial: em análise – respondeu o ´deputado do coração´.

Impressiona o silêncio da campanha governista em Campina...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube