Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sexta-feira, 14/07/2017

A força da ´caneta´

Duro na queda

Como era de se esperar, foi essencialmente político-eleitoral o pronunciamento de ontem do ex-presidente Lula para comentar acerca da condenação que havia recebido na véspera do juiz Sérgio Moro.

“Quem acha que é o fim do Lula vai quebrar a cara, porque quem tem direito de decretar meu fim é a população brasileira”, bradou o petista.

Irônico

Em linguagem figurada (e até apelativa), Lula instigou: “Senhores da casa grande, permitam que alguém da senzala faça o que vocês não têm competência pra fazer.”

Na ofensiva

Noutro instante, o ex-presidente provocou: “Se alguém tiver prova contra mim, por favor, peço que me digam e me desmascarem”.

Com o mago

O ex-presidente recebeu ontem o governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB), ocasião em que trataram da visita que Lula fará ao Estado no próximo mês.

Espera

Nos meios petistas existem militantes que nutrem a expectativa da refiliação de Ricardo ao partido, em breve.

União

Ainda sobre o PSB, chegou a especulada a discussão sobre uma fusão dos socialistas com o Democratas, uma concepção ideologicamente esquisita.

Longe do…

Na sua prolongada sentença, o juiz Sérgio Moro lamenta a estratégia recorrente utilizada pela defesa de Lula de buscar “desqualificar o julgador”.

… Mérito

Noutro trecho, o magistrado pontifica que “não há qualquer dúvida de que se deve tirar a política das páginas policiais, mas isso se resolve tirando o crime da política”.

Apêndice

Na edição de ontem do Diário Oficial da União está publicada a Lei 13.466, que altera o Estatuto do Idoso.

Foi inserida a prioridade especial – dentre os maiores de 60 anos – para os que tenham mais de 80 anos.

Prioridade

“Em todo atendimento de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os mais idosos, exceto em caso de emergência”, preceitua o novo texto em vigor.

O detalhe

De acordo com o IBGE, temos mais de 3 milhões de pessoas no País com mais de 80 anos de idade.

Da boca de…

“… Vamos parar de fingir que a gente paga médicos e o médico fingir que trabalha. Isso não está ajudando a saúde do Brasil…” (Ricardo Barros, ministro da Saúde).

Soma (quase) zero

Com um quórum sofrível (cerca de 80 participantes), os professores da UEPB colocaram, ontem, um ponto final numa greve que sequer deveria ter começado, e que tem como resultado mais consistente um irreparável prejuízo para milhares de alunos.

Interrogação

Fica no ar uma incógnita: por qual razão governo e comunidade acadêmica atenuaram o grau de radicalização reinante somente após o afastamento (para férias) do reitor Rangel Júnior?

Vencedoras

As agências NBS, Calia e Artplan ganharam a licitação da conta de propaganda do governo federal.

O detalhe

A Calia é a agência cujo proprietário é irmão do marqueteiro do presidente Temer, Elsinho Mouro.

Topa tudo

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) disse ontem que está disposto a assumir qualquer secretaria no Governo Romero Rodrigues.

Dobradinha

O prefeito da cidade de Montadas, Jonas de Souza (PSD), já definiu a chapa proporcional que apoiará no ano que vem: Rômulo Gouveia (federal) e Manoel Ludgério (estadual), ambos filiados ao seu partido.

Fio descascado

Não está um ´primor´ a convivência entre os vereadores João Dantas (PSD) e Alexandre do Sindicato (PHS) com o colega Olímpio Oliveira (PMDB).

Crepúsculo

Uma das mais tradicionais lojas do comércio de roupas em Campina Grande encerrou as suas atividades: Brasil Modas, localizada na Venâncio Neiva, centro.

Da boca de…

“… Pau que mata Chico, mata Francisco. Pau que mata Michel, mata Lula…” (Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado de Michel Temer).

A força…

Quem, eventualmente, insiste em subestimar, a força da ´caneta´ recebeu outra lição no dia de ontem.

… Do cargo

O governo ´operou´ pra valer e conseguiu reverter um relatório adverso na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

Com as inúmeras ´ferramentas´ que dispõe, impediu uma derrota que seria carregada de simbolismos.

À revelia do tempo

Todavia, os tentáculos governamentais não foram suficientes para arquivar o pedido de investigação, de forma definitiva, no plenário da Câmara.

A votação decisiva só ocorrerá em agosto. Muito tempo para um governo que está numa hemorragia sem sinais à vista de ser satisfatoriamente estancada.

Serão 19 dias nos quais Temer ficará à revelia de delações em curso e dos já famosos ´fatos novos´. É muito tempo para um País que faz-de-conta que não está em crise e de que é possível congelar o tempo.

O que anda fazendo o ex-ministro José Dirceu?...
Simple Share Buttons