Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 18/07/2020

A escola de cada um

Sem capital de giro

O deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara Federal, comentou que “o acesso ao crédito é o grande drama do empreendedor brasileiro, especialmente no presente e com relação aos de pequeno porte”.

“Temos atuado muito nessa linha do crédito, junto a quem produz, valorizando quem gera emprego e renda, frisou.

Expectativa

O demista disse que esse segmento econômico “está esperando receber um auxílio mais próximo nesse momento da pandemia”.

Via única

“As empresas não querem dinheiro dado, mas crédito. E não haverá retomada plena das atividades econômicas se não salvarmos as empresas e os empregos”, pontuou Efraim.

Novas…

O deputado citou que os recursos do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), “que vimos ficarem esgotados praticamente na primeira semana”, deverão ser suplementados na próxima semana, com algo esperado em torno de R$ 10 bilhões.

… ´Injeções´

“Vem aí uma nova iniciativa governamental que é o FGI (Fundo Garantidor dos Investimentos). Tem também o programa das ´maquininhas´ (crédito através do cartão de credito), que pretende chegar no microempreendedor individual, justamente para quem não tem acesso ao banco”, adiantou o parlamentar, em entrevista à TV Itararé.

No destino

“Eu ponderei (junto ao governo federal) que esse é o que poderíamos chamar de ´problema bom´, porque todos queriam que o crédito rodasse, chegasse ao destinatário, e isso foi possível com o Pronampe”, acrescentou.

´É dando…

Foi retomada, pela direção estadual do PT, a tese da ´reciprocidade´ com o aliado histórico, o Partido Comunista do Brasil.

… ´Que se recebe´

Ou seja, os petistas admitem apoiar o prefeitável campinense e deputado Inácio Falcão, desde que os comunistas abram mão da candidatura própria em João Pessoa em favor do deputado Anísio Maia.

Pré-condição

“Nós temos um acordo com o PCdoB. Apoiamos Inácio em Campina e queremos a contrapartida em João Pessoa”, verbalizou ontem, em entrevista, o presidente do partido, Jackson Macedo.

Devagar com…

Presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário enfatizou que “o PT é um partido parceiro que vem nessa construção conosco, mas precisamos de alternativas para vencer essa turma de extrema direita” na Capital.

… O andor

“O momento é de conversar. O PCdoB é um partido autônomo, independente, e bem diferente do que as pessoas pensam. Fazer aliança não é ser subserviente, e nós não somos subservientes a ninguém. Nós temos um projeto tanto político quanto eleitoral muito forte e ousado”, pontificou a dirigente partidária.

Bico…

O deputado Ruy Carneiro, pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSDB, rechaçou antecipadamente eventuais aproximações tanto com o prefeito Luciano Cartaxo (PV) quanto com o governador João Azevedo (Cidadania).

… Afiado

“Não tenho inimigos na política. Mas tenho vergonha na cara. Não vendo a alma ao diabo para ser prefeito. Isso não é um clube de amigos, é uma eleição para prefeito”, bradou o ´tucano´.

Da boca de…

“… O MDB de Guarabira terá candidatura própria a prefeito…” (deputado estadual Raniery Paulino).

Ungido

O servidor público da UFPB Pablo Honorado foi indicado para ser o candidato a prefeito pelo PSOL em João Pessoa.

Neófito

“Eu não sou do meio da política. Tudo é novidade para mim. Eu sou virgem nesse aspecto. Estou entrando nessa disputa porque acho que a sociedade pessoense merece uma renovação dos seus quadros na política. Estou me aventurando nesse projeto”, acentuou o novo-prefeitável.

O detalhe

A técnica de enfermagem Soraya Correia será a sua companheira de chapa.

A caminho

O empresário e prefeitável Artur Bolinha Almeida (PSL) disse ontem à TV Itararé que na próxima semana deverá anunciar o primeiro partido que integrará a sua coligação.

Estimativa

Até o período das convenções (começo de setembro), Bolinha espera agregar quatro legendas respaldando a sua postulação.

Queixa

Os advogados do ex-governador Ricardo Coutinho junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba – Rafael Carneiro, Eduardo Cavalcanti e Igor Suassuna – divulgaram uma ´Nota Pública´ repudiando a publicação realizada pelo Ministério Público com o ´ranking´ dos mais denunciados no âmbito da Operação Calvário.

Sem decoro

“Com todo o respeito que devotamos à instituição do Ministério Público, tal postura não apenas é um atentado à presunção de inocência, mas também constitui inquestionável quebra de decoro e inaceitável abuso do órgão acusatório”, protestam os causídicos.

Impedimento

Noutro trecho, eles ressaltam que “quatro das seis denúncias oferecidas contra Ricardo Coutinho foram oferecidas pelo Gaeco durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), enquanto o Tribunal de Justiça encontra-se de portas fechadas, o que impede à defesa, em absoluto, ter acesso aos autos e poder se manifestar”.

Sábado é dia de poesia

“Chega de saudade/ A realidade é que sem ela/ Não há paz, não há beleza/ É só tristeza e a melancolia/ Que não sai de mim, não sai de mim, não sai!…”

(música de Tom Jobim, eternizada na voz da cantora Elizeth Cardoso, cujo centenário de nascimento é comemorado esta semana).

Mundos estanques

Reportagem veiculada no jornal O Globo relata que apenas 8,5% dos alunos da rede estadual conseguiram, em 2019, superar a média obtida no país pelos estudantes de colégios privados no Enem.

Nas escolas federais, esse percentual chega a 45%.

Fonte

O levantamento foi realizado pelo pesquisador Guilherme Hirata, da consultoria IDados.

A exceção compra a regra

Conclusão do trabalho: o bom resultado da rede federal não é surpresa, mas o número de candidatos dessas escolas é pequeno (menos de 5% do total de inscritos).

Ou seja, apenas uma minoria de alunos do setor público é realmente competitiva em comparação com os jovens de colégios particulares.

PV e PSD estarão nos mesmos palanques em Campina e João Pessoa?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube