Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 20/07/2016

A delegação para o prefeito

Tempo quente

Na recente e movimentada campanha pela presidência da Câmara Federal, houve espaço para uma discussão pra lá de acalorada entre o líder do Partido Progressista, deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), e o deputado ´Macedão (PP-CE).

Os dois – literalmente – quase saíram no tapa.

Recorde

A campanha ´Liquida Campina´ deste ano distribuiu 2 milhões e 300 mil cupons, movimentando algo em torno de R$ 64 milhões em 850 estabelecimentos.

Paralelo

No ano passado, foram entregues 100 mil cupons a menos.

Exceção

Rosália Lucas, presidente da CDL campinense, que promove a ´Liquida´, lamentou o fato de o Governo da Paraíba ter sido o único no País (entre os 16 Estados onde ocorre a campanha) que não colaborou com a promoção, “apesar de o maior retorno ser para o próprio governo”.

Concessão

A Secretaria da Receita Estadual informou ontem que os estabelecimentos comerciais de Campina que aderiram à campanha ´Liquida Campina´ terão o recolhimento do ICMS parcelado em duas vezes, referente ao mês de julho, nas vendas destinadas ao consumidor final.

Antecipação

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) decidiu ontem antecipar para o dia 4 de agosto a convenção que vai homologar a sua candidatura à reeleição na Capital.

Tratativas

O deputado/prefeitável Veneziano (PMDB) havia agendado uma entrevista ontem para a Rádio Campina FM.

Houve o adiamento, sob a alegação de uma audiência com Ricardo Coutinho.

Audiência

O presidente Michel Temer (PMDB) abriu espaço em sua agenda, ontem, para receber dirigentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e os presidentes de federações industriais nordestinas: Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba.

Interação

A iniciativa do encontro foi do próprio Temer, que tem buscado estreitar o relacionamento com o setor produtivo e recolher do segmento sugestões para tentar abreviar ou amenizar a estagnação econômica.

Sentimento

“Foi uma conversa extremamente positiva, um diálogo intimista”, avaliou Francisco Buega Gadelha, presidente da FIEP.

Ouvido aberto

Também foi prolongada.

Houve tempo para que os representantes do segmento industrial encaminhassem as suas principais demandas.

Água

´Buega´, quando teve a palavra, foi direto ao ponto: “O assunto número 1 foi a transposição do Rio São Francisco e um ´plano B´ para Campina Grande”.

´Calo´

Conhecedor desde o nascedouro da obra, o dirigente da FIEP sugeriu a contratação de técnicos alemães que são especializados em elevatórias.

Serão necessárias seis delas (bombeamento d´água para um plano mais elevado). E esse é um gargalo na fase atual da obra.

Se houver…

Quanto ao chamado ´Plano B´ – uma espécie de SOS para Campina, caso as águas de ´Boqueirão´ não atendam até a chegada do aporte do Rio São Francisco -, a alternativa sugerida por ´Buega´ tem duas ramificações.

… Mais atrasos

A primeira delas é a adução (retirada) d´água da barragem de Saulo Maia, na cidade de Areia, que está cheia e tem nascentes muito generosas, ao ponto de estar socorrendo boa parte da região brejeira.

 

Reativação

Lá para trás no tempo, Campina recebia água do açude Vaca Brava, localizada também em Areia.

E restam trechos da adutora que transportava essa água. O que ´Buega´ propôs foi resgatar essa adutora. Para tanto, emergencialmente poderia ser convocado o Batalhão de Engenharia do Exército brasileiro.

Outra fonte

O outro eixo desse ´Plano B´ seria a utilização do Açude de José Rodrigues, no distrito campinense de Galante, através da construção de uma adutora até a estação de tratamento da Cagepa em Gravatá (Queimadas), que processa a agua que vem do açude de Boqueirão.

Trilhos

Eu citei acima que o tempo conferido pelo presidente Temer foi generoso.

´Buega´ também apelou por outro resgate: o do antigo percurso da ferrovia Transnordestina, que liga o Ceará (Fortaleza) a Pernambuco (PE), com derivações que podem atender os portos de Cabedelo e de Suape (PE), bem como o polo industrial que está sendo consolidado na fronteira da Paraíba com Pernambuco, em torno da montadora de automóveis Fiat.

No mar

Ainda houve outras reivindicações ´made in Paraíba´.

Uma delas foi para o porto de Cabedelo, que precisa do complemento da obra de ampliação do seu calado (profundidade) – atualmente é de pouco mais de 9 metros e poderá pular para 11 metros, o que faz muita diferença.

Resta em torno de 10% dos serviços para a conclusão.

BR

Foi reivindicada a conclusão da duplicação da rodovia federal que liga as cidades de Caruaru (PE) e Campina.

Time completo

Já disponíveis aqui no PARAIBAONLINE os nomes dos juízes e promotores de justiça que vão atuar no pleito deste ano nas quatro zonas eleitorais de Campina Grande.

Juntinhos

O Democratas decidiu realizar a sua convenção em João Pessoa no dia 4 de agosto, juntamente com o PSB, às 17h, no Esporte Clube Cabo Branco.

Quer a vaga

O DEM alimenta a expectativa de viabilizar o vereador Raoni Mendes como candidato a vice-prefeito da socialista Cida Ramos.

Faiscou

Os vereadores Anderson Maia (PSB) e Miguel Rodrigues (PSC) ´se estranharam´ ontem no plenário da Câmara campinense, por conta de um requerimento acerca das ruas que estão ou serão pavimentadas pela PMCG.

Quando será

A convenção do PMDB em Campina foi reprogramada para o dia 30 próximo, no Sesc Centro.

Será conjunta com o PTN.

Noturna

O PMB também já definiu a sua convenção em Campina: dia 26, às 19h30, na sede da Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Tendência

O PMB deverá se coligar na eleição proporcional com o PRB e o PMN.

Todos à mesa

O prefeito Romero Rodrigues teve uma longa reunião, ontem, com a sua base no Legislativo campinense.

Em pauta, a questão das coligações proporcionais e a escolha do candidato a vice-prefeito.

Delegação para decidir

Cerca de cinco horas depois, sem a unanimidade, o grupo delegou ao prefeito a condução das definições das coligações proporcionais (eleição de vereador).

Quanto à questão da vice, Romero ficou de reunir os aliados (outra vez) na próxima semana para discutir as alternativas que podem ser viabilizadas.

Não se descarte a reedição da chapa governista em Campina...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube