Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 10/06/2016

A conversa que liberta

Todos à mesa

Foi importante e esclarecedora a reunião que o Ministério Público promoveu ontem com vários segmentos da comunidade campinense envolvidos com a questão do abastecimento d´água.

A ANA (Agência Nacional das Águas), responsável pela gestão do açude de Boqueirão, anunciou que na próxima semana será instalada uma sonda para o monitoramento constante da qualidade da água do manancial.

Ritmo

O representante da ANA, Rodrigo Flecha, deu aos presentes uma panorâmica acerca da obra da transposição do Rio São Francisco.

Reta final

Ele disse que os dados oficiais do Ministério da Integração Nacional mostram que 86% da execução está concluída, e que a ´obra física´ deverá chegar ao término entre o final de dezembro e o começo de janeiro próximo, desde que mantido o atual fluxo de recursos financeiros.

Entraves

Foram mostrados aos presentes os ´empecilhos´ existentes no território paraibano para que a água chegue até o ´Boqueirão´.

Um deles é a necessidade de obras complementares nas barragens de Poções e São José II.

Esgotos

O servidor da ANA também chamou a atenção para a necessidade de se tratar e canalizar noutra direção o esgotamento sanitário da cidade de Monteiro – porta de entrada da água na Paraíba.

As obras estão a cargo da Funasa.

Modernização

Rodrigo Flecha assinalou que se faz necessária “uma melhoria” da estação de tratamento de Gravatá (Queimadas) para adequação aos cuidados adicionais que a água de ´Boqueirão´ passa a merecer por força da redução no volume acumulado.

Limite

Tanto o representante da ANA quanto o da AESA (Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, diretor de Acompanhamento e Controle), e o da Cagepa (José Tota, diretor de Operações) projetaram que será possível captar água de ´Boqueirão´ até por volta de 20 de janeiro de 2017, quando o manancial deverá estar com 20 milhões de metros cúbicos (atualmente está com pouco mais de 37 milhões de m3).

Reavaliação

Nesse patamar, caso não haja recarga, será preciso reavaliar as condições da água remanescente para se tomar a decisão sobre a continuidade ou não da captação, tratamento e fornecimento à população campinense.

Queda acentuada

José Tota informou que o índice de desperdício da água tratada em Campina caiu de 45% para 23% entre 2013 e 2016.

Fiscalização

A AESA solicitou ao Ministério Público que sejam notificados os donos de carros pipa para que eles certifiquem os locais onde estão conseguindo água para comercializar nos dias de racionamento d´água em Campina (do sábado à tarde até a madrugada da 4ª feira).

O detalhe

Conforme projeção da AESA, nove de cada dez poços perfurados em Campina não estão regularizados.

Extensão

Foi anunciado um convênio entre a ANA e a AESA para o monitoramento da qualidade e quantidade da água em 70 mananciais paraibanos.

Tem de tudo

O representante da AESA relatou aos presentes que foi localizada a existência de um parque de vaquejada no leito do Rio Paraíba.

Proativo

O procurador geral de justiça, Bertrand Asfora, afirmou que o Ministério Público está ouvindo todas as partes envolvidas e pronto para demandar as iniciativas que tenham por finalidade contribuir para amenizar a grave situação hídrica.

Medidas…

Em meio à discussão sobre o sistema d´água de Campina, duas informações correlatas: o sistema de abastecimento da cidade de Picuí será desativado dentro de 30 dias devido à sofrível qualidade da águaainda disponível no manancial que atende a cidade.

… À vista

Em agosto, a barragem de Coremas (a maior do Estado), também pelos mesmos motivos, deixará de abastecer 37 cidades.

Visita

O ministro da Integração, Elder Barbalho, deverá visitar hoje a amanhã as obras da transposição.

´Bota fora´

O vereador campinense João Dantas (PSD) anunciou ontem que a eleição deste ano será a sua última disputa por votos.

Da boca de…

“… Gosto de prometer menos e entregar mais…” (Henrique Meireles, ministro da Fazenda, ao fazer projeções econômicas).

Porta fechada

A franquia da rede Habib´s em Campina Grande, localizada na avenida Canal, foi desativada.

Muro

Procurado pelo jornal O Estado de São Paulo, o senador José Maranhão (PMDB-PB) voltou a se recusar a revelar o seu posicionamento acerca do impeachment da presidente Dilma.

Farda

José Dirceu, o ex-super-ministro do Governo Lula, passa o dia na prisão vestido com a camisa do Corinthians.

Dissidência

O Partido da República ensaia se afastar da candidatura socialista de Cida Ramos à Prefeitura de João Pessoa e se aproximar do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

´Exorcismo´

A deputada Daniella Ribeiro (PP) detalhou ontem que foi em solo brasiliense a retomadado diálogo com o deputado Veneziano (PMDB).

Na sua dicção, as “arestas foram aparadas”, em meio a uma “conversa libertadora”.

Qual será o grau de envolvimento de Raimundo Lira na campanha de Veneziano?...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube