Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 08/10/2018

A colheita das urnas

Condutor da descrença

A atípica eleição geral que o Brasil vivenciou ontem inevitavelmente será objeto de muitas análises, teses, interpretações e consequencias.

O eleitor, em relevante medida, encontrou um postulante – a discussão, sobre adequado ou não, envereda pelo campo da subjetividade – para canalizar a sua insatisfação com o ´status quo´ da política nacional.

´Mancha´ amarela

A vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL) em todas as regiões do País, à exceção do Nordeste, fala por si só, e simultaneamente projeta o desafio que será para o seu concorrente Fernando Haddad (PT) reverter uma vantagem que ´triscou´ na definição do pleito já no 1º turno.

Reunificar

O petista terá que aglutinar os seus adversários de 1º turno que orbitavam o chamado ´campo de esquerda´, mas somente isso não será suficiente.

A ´ilha´

Por outro lado, não poderá perder de vista que Bolsonaro sabe com precisão onde precisa atuar para ´completar´ o que lhe faltou no turno inicial.

Resta esperar

Essa é a radiografia que emergiu deste domingo, com nitidez ímpar, que mesmo assim comporta a máxima histórica, segundo a qual o 2º turno sempre tem espaço para uma guinada de tendências ou reversão de expectativas. A conferir.

Asas…

O que salta à vista é o definhamento à luz do sol do PSDB, que mesmo estando posicionado na disputa estadual em São Paulo e Minas Gerais (2º turno), amarga o ocaso de uma legenda com apregoada relevância nacional.

… Partidas

No melhor dos cenários, é chegada a hora de uma geração de ´cardeais´ da legenda entregar o ´bastão´, se é que há no ´ninho tucano´ o sempre vigoroso instinto de sobrevivência.

Duro na…

Deve ser registrada também a resistência da candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência.

… Queda

Apesar de todo o grau de polarização entre Bolsonaro e Haddad na reta final, ele conseguiu dar higidez à fatia do eleitorado (cerca de 12%) que desde o início do processo eleitoral se inclinou por sua postulação.

´Faxina´

Na disputa para o Senado, a Paraíba acabou consumando uma renovação de 100% nas duas vagas que estavam em disputa.

E isso ocorreu com estratégias bem diferenciadas.

Vertentes

No caso de Veneziano (PSB), aliou-se à assumida disposição do governador Ricardo Coutinho (PSB) em derrotar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), a integral vinculação de campanha do ´V´ a do candidato a governador João Azevedo (PSB), antes mesmo da realização das convenções partidárias (agosto), mediante dezenas de agendas comuns pela Paraíba afora.

Na ´sobra´

Quanto a Daniella Ribeiro (PP), somou-se à articulação de seu irmão e deputado Aguinaldo Ribeiro a opção (assumida) de ser o ´2º voto´ da maioria do eleitorado, e dessa forma conseguiu juntar votos de eleitores de postulantes sem clima para sufragar simultaneamente adversários paroquiais.

Jampa

Igualmente tem peso nessa vitória de Daniella a densa votação que conquistou em João Pessoa, cujo nível de envolvimento e de colaboração do prefeito Luciano Cartaxo (PV) oportunamente será objeto de discussão ou até de ruptura no ambiente oposicionista.

Chegou…

O deputado Luiz Couto (PT) amargou a derrota, em boa medida, pela razão que o levava a declinar, até perto das convenções, de aceitar disputar o Senado: pouco tempo para massificar essa postulação perante o eleitorado.

… Atrasado

“Eu perdi o tempo”, observou o petista a este colunista, uma semana antes de mudar de ideia e aceitar concorrer ao Senado.

´Tempestade…

No que diz respeito a Cássio, ele passou os dois últimos anos do mandato ´sacando em demasia´ do significativo saldo de popularidade que possuía na Paraíba.

… Perfeita´

Foi assim nos capítulos relacionados ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma; da votação da reforma trabalhista, entre outros ´saques´ na sempre pragmática visão de parte do eleitorado.

Sumiço  

Adicional – e principalmente – o malogro eleitoral de CCL passa pelo distanciamento que estabeleceu com Campina Grande, um sintoma já verificado quando concorreu ao governo estadual em 2014, que parece não ter merecido a devida atenção – e correção.

Repetição

A candidatura do senador José Maranhão (MDB) ao governo malogrou em algo habitual em sua trajetória recente: a ´desidratação´ na reta final da campanha.

Na origem

Lucélio Cartaxo (PV) pagou pela falta de densidade em suas declarações, como também pela inexistência nas urnas do ´dever de casa´: ganhar (e bem) em João Pessoa.

Pagou pra ver

A derrota da oposição comporta a hesitação dos prefeitos de Campina e de João Pessoa em ir para a disputa, como também (na origem) retrata o prejuízo causado pela falta de unidade no agrupamento oposicionista, ao ponto de a proposta de candidatura única a governador nunca ter avançado para a sua concretização.

Acima do…

Por um desses caprichos da vida, João Azevedo obteve uma conquista que o ´padrinho´ (Ricardo Coutinho) não desfrutou: ganhar a eleição com folgada maioria, já no 1º turno, algo só verificado no passado recente em 1998, ao cabo do racha no MDB entre os ex-governadores Ronaldo Cunha Lima e José Maranhão.

… Esperado

João parece ter conseguido, apesar da exiguidade de tempo, superar o seu maior desafio desde que se lançou na disputa: tornar-se conhecido e (paralelamente) ser identificado como o candidato comprometido com a continuidade do atual modelo de gestão, liderado por Ricardo Coutinho.

O ´dono da bola´

A ´certidão´ que emana das urnas é de um governador que permanece avançando em resultados políticos, mesmo quando decide se confrontar com a lógica, própria da política convencional.

Ricardo Coutinho renovou (e ampliou) nas urnas o seu cacife político. Se conseguir separar (e respeitar) bem a tênue fronteira entre o exercício do comando político no Estado e a necessidade de deixar o seu sucessor inteiramente livre para a condução administrativa cotidiana, lançará as bases para um prolongado exercício de poder com viés socialista aqui no Estado.

E aí ´capitão´, agora no 2º turno vai aos debates?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube