Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 15/10/2019

A areia ficou colorida

Vento a favor

Tendo como horizonte a sucessão pessoense do ano que vem, começa a se desenhar uma reaproximação do PV do prefeito Luciano Cartaxo com o PP da família Ribeiro.

Talvez a argamassa para essa junção atenda pelo nome de (prefeitável) Cícero Lucena Filho, ex-senador ainda filiado ao PSDB.

Na tela

O secretário de Saúde da Paraíba, médico Geraldo Medeiros, é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre da TV Itararé (canal 18.1), que começa logo após o Jornal da Cultura, por volta das 22h.

Também na internet: www.tvitarare.com.br

Ah sim!

Ele vai falar sobre as eleições municipais.

Termômetro

Nada de extraordinário, mas também não é algo comum ou despretensioso: ao longo da última semana, o governador João Azevedo (PSB) fez dois vigorosos (e públicos) elogios ao secretário Geraldo Medeiros.

´Tô fora´

Prego batido, ponta virada: o vereador Lucas Ribeiro (PP) – filho da senadora Daniella Ribeiro e atual secretário de Ciência e Tecnologia da PMCG – já avisou aos colegas de Legislativo que não tentará a sua reeleição em 2020.

O detalhe

A sua intenção é conquistar um mandato de deputado estadual em 2020.

Da boca de…

“… Eu não vou sair do PSB. E, na última conversa que tive com João Azevedo, ele foi muito claro: não tem intenção de deixar o PSB…” (senador Veneziano Vital, em entrevista).

Conterrânea

O papa Francisco nomeou, dias atrás, a brasileira Cristiane Murray (natural do Rio de Janeiro) como nova vice-diretora da sala de imprensa da Santa Sé.

Ou seja, vice-porta-voz do Vaticano.

Parou por que?

A desapropriação da área destinada à expansão do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, empacou.

Está na dependência da aprovação, pelo Legislativo campinense.

Boa nova

O laboratório farmacêutico Aché, um dos maiores em atuação no Brasil, informou que até 2023 deverá lançar uma droga inovadora, derivada da biodiversidade nacional e voltada para o tratamento do vitiligo.

O detalhe

A fabricação deverá ocorrer no vizinho estado de Pernambuco.

Da boca de…

“… A postura do presidente Bolsonaro não deveria ter causado grande espanto, pois ele sempre deixou clara a direção para onde apontava a sua bussola moral…” (professor Oscar Vilhena Vieira, da Fundação Getúlio Vargas).

Capilaridade

Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que em julho último existiam 11.777 diretórios municipais ativos de todos os partidos.

Em tempo

Acerca de recente edição deste Coluna – que tratou da fase 5 da Operação Calvário -, cabe esclarecer que a empresa Dimpi Gestão em Saúde Ltda., teve aceita pelo Judiciário a solicitação de procedimento requerido, para investigar indícios de fraudes em processo licitatório promovido pelo Hospital Metropolitano de Santa Rita, no qual teria sido prejudicada.

Garimpo

Introdução da mais recente (e oportuna) crônica no professor e acadêmico Ailton Elisiário no Paraibaonline: “A sociedade está doente, fruto das doenças das pessoas. Pior, não temos quem a cure, pois também doentes estão os seus curas.

Sequencia

“Pior, a desesperança se agiganta, pois não há mais nada em que se possa sustentar. A sociedade está enlouquecida, fruto da insanidade das pessoas. Pior, não existe bom senso, pois só vale a vontade de cada um”.

Irreconhecível

A propósito, vivemos tempos belicosos no Brasil, na qual a violência não dá sinais de trégua.

Pelo contrário, avança velozmente no terreno fecundo de variáveis que a estimulam.

Um novo…

Um pouco atrás na história, descarregávamos na impunidade a razão primordial da escalada de violência.

Esse fator ainda é muito ponderável.

Desaguadouro

Mas passamos a nos deparar, também, com a fermentação da violência através da intolerância e do ódio, que encontraram nas redes sociais um canal propício e cômodo para a sua propagação.

Espelho quebrado

A provocação à distância, virtualmente, em muitos casos embalada pelo anonimato, tem servido para que o País já não se reconheça com um só povo, ou seja, um imenso agrupamento de pessoas que compartilham cultura, credos, hábitos e até convicções.

Expandiu-se

A nossa segregação já não acontece apenas por motivações raciais, geográficas ou econômicas.

Ruptura

O irracional debate político (mais recentemente até intrapartidário) há anos tem ampliado o distanciamento de nossa gente, como se existisse uma invisível cerca proibindo a interação, que foi nossa marca por décadas sucessivas.

A que ponto chegamos

A simbologia dessa divisão nacional é o fato de as pessoas estarem desfrutando do insuperável lazer que é ir à praia, no Rio de Janeiro, por exemplo, com a ocupação das areias ocorrendo a partir de afinidades ideológicas, algo anteriormente inimaginável para um espaço público dessa natureza.

O PSDB está se preparando para as eleições proporcionais de 2020?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube