Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sábado, 01/07/2017

A 6ª feira da impunidade

Aporte baixo

A vazão que estava chegando na quinta-feira ao açude de Boqueirão, oriunda do Rio São Francisco, era de apenas 3.080 litros por segundo, bem distante da capacidade máxima de bombeamento no canal da transposição: 9 mil litros por segundo.

`Valsa´

Nesse ritmo, o racionamento em Campina Grande só deverá ser suspenso no final deste mês ou começo de agosto.

O detalhe

O consumo médio atual de Campina está em 850 litros por segundo.

Aval…

Na sua passagem ontem pela Paraíba, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab (presidente nacional licenciado do PSD), afirmou que o prefeito pessoense Luciano Cartaxo “será um grande governador, caso seja candidato, por sua experiência”.

… Cupular

Kassab acrescentou que “o partido faz todo o esforço possível para que ele seja candidato a governador. Ele é o nosso candidato”.

Prole

A família Brito esteve reunida na última quinta-feira e decidiu lançar, no ano que vem, a candidatura do jovem Fabrinni Brito a deputado Federal, provavelmente pelo PSDC, conforme informou o ex-deputado estadual Walter Brito Filho.

Ele poderia…

Na semana passada, durante a visita do presidente Temer à Noruega, houve um constrangimento mundial, que nos entristeceu.

… Ter nos poupado

Com extrema sinceridade e comandando um dos países menos corruptos do mundo, a primeira-ministra Erna Solberg verbalizou: “Estamos preocupados com a Lava Jato e é preciso fazer uma limpeza e encontrar uma boa solução”.

Aprovada

O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) disse ontem que a gestão terceirizada do Maior São João do Mundo apresenta “um balanço positivo, superando todas as expectativas”.

Efetivada

A modalidade deverá ser adotada de forma permanente pela PMCG, mediante alguns ajustes indicados pela ´experiência piloto´ deste ano.

O detalhe

RR já fez reuniões esta semana com a sua equipe nessa perspectiva.

Comparativo

Romero recordou que nos anos anteriores o desembolso da PMCG com a festa nunca foi inferior a R$ 8 milhões.

Perímetro

Em entrevista à ´Campina FM´, o prefeito afirmou que “enquanto estiver na prefeitura, não vou tirar a festa da área central” da cidade, descartando a eventual utilização do terreno do antigo Clube dos Caçadores com essa finalidade.

Prazo

Ele prometeu apresentar, em 30 dias, “uma solução” para ampliar a arena atual da festa.

 

Sem açodamento

Sobre política, Romero enfatizou que a eleição de 2018 “é consequência. Não posso decidir nem me antecipar”. Ele comentou que vivencia “um momento fantástico” como homem público.

´Regra de três´

O prefeito campinense reiterou que a condução do processo no PSDB cabe ao senador Cássio Cuinha Lima.

“Se precisarem de mim, estou à disposição”, emendou.

Propagação

Romero Rodrigues ressaltou que “o resultado” de sua gestão “tem ecoado além dos limites de Campina Grande, até mesmo em João Pessoa”.

Projeção

“Teremos, inevitavelmente, novidades na política brasileira em 2018”, prognosticou RR.

Boa…

Um grupo internacional de cientistas identificou uma proteína do melanoma (o tipo mais agressivo de câncer de pele) que tem um papel central no alastramento da doença para outras partes do corpo.

… Nova

Os estudos apontam que inibir essa proteína deverá ser a estratégia para impedir a metástase.

Escancarou

A ´porta da esperança´ para condenados e investigados na Operação Lava Jato – e até no ´Mensalão´ do PT – foi aberta ontem, de forma monocrática (individual), por ministros do Supremo Tribunal Federal.

Articulação

Com fundamentação jurídica (aparentemente) discutível – com todas as ´vênias´ (desculpas) de um leigo -, o fato é que esses acusados estando soltos e/ou no exercício do mandato, efetivamente atuam vigorosamente em prol de seus interesses escusos e de impunidade, e em desfavor do povo brasileiro e da cruzada de moralidade que o País majoritariamente tanta aposta no tempo presente.

Cinismo…

Em nota que divulgou, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos beneficiados com a ´alforria´ judicial de ontem, afirma que “sempre acreditei na Justiça do meu País”.

… Explícito

Adiante, com nítido descaramento, o ´tucano´ proclama que “seguirei no exercício do mandato (…) com a seriedade e a determinação que jamais me faltaram”.

Passando a régua

É inegável que a semana chega ao fim no Brasil de forma vergonhosa, revoltante até.

E o que é o pior: com a latente sensação de que o Judiciário – particularmente a sua mais Alta Corte – não está à altura do desafio que enseja o momento histórico e grave que atravessamos.

Extravasamento

A simbologia mais representativa desse momento talvez seja a pública e obliqua manifestação de inveja, em relação ao juiz Sérgio Moro, manifestada esta semana, no plenário do Supremo, pelo ministro Gilmar Mendes.

Nada excepcional

Ao pé da letra, o magistrado curitibano está tão somente, com suas falhas e exageros, levando a cabo o que compete às atribuições de sua função.

O que deveria ser regra se manifesta pela exceção, infelizmente para todos nós.

No Brasil, “excesso de provas” absolve...
Simple Share Buttons