Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 15/09/2018

2º turno extremado

Chamamento à razão

É importante resgatar alguns trechos do discurso proferido, anteontem, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, durante a solenidade de posse do ministro Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal.

“Se o desafio, ao tempo de Raymundo Faoro (jurista brasileiro), era o de reconquistar a democracia, o de hoje nos parece bem mais complexo, pois é o de preservá-la – e fortalecê-la. Não faltam forças obscuras empenhadas em sabotá-la – e a maior delas é a radicalização, a ação dos extremismos, a apologia do ódio e da violência, sejam de esquerda ou de direita”, asseverou.

Nas alturas

Adiante, Lamachia alertou que “os ânimos se acirraram e estão numa temperatura que precisa baixar. A Justiça tem procurado cumprir seu papel, em meio a um ambiente que não favorece sua missão: ânimos exaltados, manipulação do descrédito popular em relação às instituições, luta de facções.”

Desproporção

Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina mostrou que a disponibilidade de UTI nos planos de saúde é quase cinco vezes maior do que no Sistema Único de Saúde (SUS).

Contraste

São 45 mil leitos no Brasil, sendo 49% no SUS e o restante na saúde privada ou suplementar.

O SUS é responsável pelo atendimento de 77% da população.

Partes…

Existem 2,13 leitos (UTI) para cada grupo de 10 mil habitantes no Brasil, mas essa proporção não se mantém quando são analisados o sistema público e o privado separadamente.

… Desiguais

No SUS, existe 1,04 leito para cada 10 mil habitantes; na saúde suplementar, é a proporção é de 4,84 para cada 10 mil habitantes, conforme reportagem divulgada no ´Estadão´.

Balas…

Presidenciável Ciro Gomes (PDT) sobre o ex-prefeito de São Paulo João Dória Júnior (PSDB): “Esse vagabundo era presidente da Embratur e anunciou uma linha de turismo para o povo rico do estrangeiro e do Brasil ir ver a seca no Nordeste”.

… Trocadas

João Dória: “Ciro Gomes é um desqualificado. Deveria ser internado num hospital psiquiátrico. Esquerdista e retrógrado, merece o desprezo das pessoas de bem e das mulheres, que ele tanto despreza”.

Garimpo

“Bolsonaro é um fascista frouxo de merda”, que foi vítima de “canivetada de um bandidinho imbecil”.

Washington Siqueira, presidente do PT/RJ.

Ressarcimento

No 1º semestre deste ano os planos de saúde pelo Brasil restituíram ao SUS (Sistema Único de Saúde) R$ 358 milhões por atendimento de conveniados na rede pública.

Sábado é dia…

“Todos os dias quando acordo/ Não tenho mais o tempo que passou/ Mas tenho muito tempo/ Temos todo o tempo do mundo/ Todos os dias antes de dormir/ Lembro e esqueço como foi o dia/ Sempre em frente/ Não temos tempo a perder…”.

… De poesia

(música do grupo Legião urbana [Tempo Perdido], cantada pelo ministro Dias Toffoli, na madrugada de ontem, na festa em comemoração à sua posse como presidente do Supremo Tribunal Federal).

Da boca de…

“… A hora é de cada um fazer do Brasil o seu amigo nº 1, e de si mesmo apenas o amigo nº 2. O País merece tal inversão de prioridade…” (Carlos Ayres de Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal).

Emergiu

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que andava sumido, voltou esta semana ao seu estágio (quase natural) de polêmica, para criticar o que chamou de “hiperativismo” do Judiciário e Ministério Público.

Frear

“É notório um abuso de poder de litigar. É preciso realmente colocar freios. A Procuradoria-Geral da República tem que atuar nisso”, apelou.

Deduções

A nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite de ontem, contribui para o afunilamento de alguns cenários e/ou tendências na corrida sucessória em curso.

Vaga cativa

O primeiro deles parece indicar que Jair Bolsonaro (PSL) já ´reservou´ uma vaga no 2º turno, apesar do altíssimo índice de rejeição (44%).

Ineficácia

Com duas semanas de horário eleitoral gratuito no rádio e TV, ao que tudo indica não somou nada para Geraldo Alckmin (PSDB) a ´overdose´ de espaços que desfruta nesses meios de comunicação.

Repetição

O resultado da pesquisa – que você pode ler clicando aqui –  também indica o definhamento de Marina Silva (Rede) à medida que se aproxima o reencontro com as urnas.

Adversidade

Ciro Gomes (PDT), que foi ´isolado´ pelo PT quando do processo de formação de coligações, parece novamente instado a travar outra luta desigual nesse processo: disputar a 2ª vaga com o ´sucessor´ de Lula, Fernando Haddad (PT), que deu um importante ´pulo´ nas intenções de voto, desde que foi ungido oficialmente à condição de candidato, no começo desta semana.

Pragmatismo

Na balada que as coisas vão se encadeando, talvez Ciro seja compelido a ´tomar´ de Alckmin a bandeira que o ´tucano´ empunhou dias atrás: a do ´voto útil´.

Ah sim

O crescimento da intenção de votos para Haddad deve ser creditado à região Nordeste.

À beira do despenhadeiro

O dado concreto é que a fotografia de momento do quadro eleitoral nos leva à projeção de uma provável disputa extremada, no segundo turno, que poderá empurrar o Brasil para mais quatro anos de impiedosa confrontação e radicalismo, com reflexos perversos e inimagináveis na já cambaleante economia.

Espero estar REDONDAMENTE enganado, mas corremos o risco de, em setembro de 2019, estarmos plagiando o escritor Marcelo Rubens Paiva e dizendo ´Feliz Ano Velho´.

O ´companheiro´ impeachment está fazendo a diferença nas eleições 2018...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube