Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sábado, 17/02/2018

A nova oferta ao PDT

Reflexão que vem da ´sacristia´

O período quaresmal no Brasil é marcado, ao longo das últimas décadas, pelo lançamento da Campanha da Fraternidade, um forte momento no calendário litúrgico da Igreja Católica no País, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O tema proposto pelos bispos para este ano é polêmico, atual e – diria – inevitável nos tempos atuais: ´fraternidade e superação da violência´.

sexta-feira, 16/02/2018

Amortecedor retórico

Sem demonizar

Prezado leitor, jogue no lixo, nos tempos atuais, aquela velha máxima de que magistrado só fala nos autos (no processo).

Em viagem aos Estados Unidos, o ministro José Antonio Dias Toffoli, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (e provável próximo presidente do STF), deitou falação sobre a política brasileira.

“Nós, juízes, não temos que satanizar a política ou os políticos, porque ali é a seara do jogo democrático”, proclamou.

quinta-feira, 15/02/2018

´Bom partido´

Quem se habilita?

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) definirá até abril o seu novo domicílio eleitoral, pelo qual deverá disputar um mandato de senadora este ano.

As alternativas cogitadas são: Maranhão, Piauí, Minas e Tocantins.

sábado, 10/02/2018

Supremo desabafo

Cair fora

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o deputado Efraim Filho (PB), líder do Democratas na Câmara Federal, sugeriu à coordenação política do Governo Temer que retire a proposta de reforma previdenciária de pauta, para evitar uma derrota pública.

sexta-feira, 09/02/2018

Romero não engole Ruy

Distância ampliada

Apesar de ter desafiado – renovada e publicamente – o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) a afastar os seus correligionários que atuavam na PMJP, o senador José Maranhão (MDB) verbalizou publicamente o seu desapontamento com a consumação desses atos.

– É esse o homem que quer fazer aliança com o MDB hostilizando o partido? – indagou Zé, para glosar, em seguida, o mote do foco concentradamente administrativo que Cartaxo anunciou esta semana, diante da indefinição da oposição em termos de chapas: “É bom que ele se dedique mesmo, porque até agora ele não se dedicou”.

quinta-feira, 08/02/2018

Sem transição

Divisor temporal

Líder do Governo na Câmara Federal, o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) anunciou ontem que o dia 28 próximo é o limite, fixado pelo Executivo, para a tentativa de aprovar a reforma previdenciária.

“Temos um texto que está colocado e passa a estar em discussão a partir desse momento. E o governo, de sua parte, vai cumprir o calendário que foi estipulado, como forma de enfrentar esse tema. Isso é para que possamos contribuir, com a responsabilidade de que esse tema não é ideológico ou de governo, é um tema do Estado brasileiro”, comentou o pepebista.

quarta-feira, 07/02/2018

Incontinência verbal

Algemas neles!

O senador Pastor Bel (PRTB-MA), suplente de Edison Lobão (MDB-MA), surpreendeu ontem aos seus colegas de Senado.

Segundo ele, alguns parlamentares “deveriam estar presos (…) Os ladrões estão aí”.

terça-feira, 06/02/2018

A reforma entrou no ´ralo´

Protocolo aliviado

O jornal ´Estadão´ noticiou ontem que a reforma trabalhista fez despencar o número de processos ajuizados em varas trabalhistas assim que as mais de 100 alterações promovidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) começaram a valer (novembro último).

segunda-feira, 05/02/2018

“Aqui não tem toma lá dá cá”

Uma voz se levantou

Em tempos pré-carnavalescos, passou sem muito destaque o recente pronunciamento do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia, sobre alguns de nossos problemas (ou seriam desafios?) que estão na ordem do dia.

sábado, 03/02/2018

O veto à vice

Pressa justificada

Presidente estadual do PSD, o deputado Rômulo Gouveia disse ontem na Rádio Caturité que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD-JP) “tem razão quando busca” uma definição acerca da chapa majoritária das oposições para o pleito deste ano.

– O candidato do governo (secretário João Azevedo, da Infraestrutura) já faz campanha nos quatro cantos do Estado – enfatizou.

Simple Share Buttons