Fechar

logo

Fechar

Pesquisador faz balanço atual da pandemia na Paraíba e aponta queda de casos

Da Redação. Publicado em 20 de julho de 2021 às 23:20.

Foto: Ministério da Saúde

Foto: Ministério da Saúde

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com um projeto de monitoramento dos casos de Covid-19 na Paraíba e o coordenador de pesquisa Josenildo Brito fez algumas análises do cenário pandêmico atual, durante entrevista à CBN FM.

De acordo com ele, para apresentação de dados um conjunto de indicadores são avaliados, como a letalidade, taxa de crescimento de casos e óbitos, taxa de cobertura vacinal e taxa de transmissibilidade.

“Observamos que a vários dias há uma redução desses números, com exceção da taxa de cobertura vacinal que é crescente, significa uma forte tendência para que esses números continuem caindo nos próximos dias”, disse.

Em João Pessoa e Campina Grande, os dois maiores municípios do Estado, o comportamento dessas curvas de casos confirmados e óbitos também segue a mesma tendência de queda do Estado, apontou o pesquisador.

Ainda nessa questão das curvas, as quedas vêm se consolidando a pelo menos quatro semanas consecutivas na Paraíba.

“Se a gente avaliar o percentual de óbitos em janeiro nas faixas de 70 a 79 anos, e 80 anos acima, esse percentual era de 56%, hoje está em torno de 46%, ou seja, uma queda de 10%, fizemos uma estimativa que seria em torno de 867 vidas salvas”, exemplificou.

Contudo, Brito fez questão de destacar que é importante não desconsiderar a possibilidade de novos aumentos repentinos de casos, e, consequentemente, de mortes, principalmente em função da nova variante Delta.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube