Pandemia afetou até o consumo de pão, confirma Sindicato da Panificação de CG

Da Redação*. Publicado em 1 de julho de 2021 às 10:45.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O presidente do Sindicato da Panificação e Confeitaria de Campina Grande e da Associação dos Panificadores do Estado da Paraíba, Afonso Luís de Melo, afirmou, em entrevista à Rádio Caturité FM, nesta quinta-feira, 1°, que assim como todos os segmentos, os comerciantes de pães da região também foram atingidos pela crise gerada pela pandemia.

O representante do Sindipan/CG relembrou que um motivo muito claro a que podemos atribuir essa baixa nas vendas é a diminuição do poder aquisitivo das pessoas, derivado do crescimento no índice de desemprego no país, que também é consequência dos tempos difíceis instaurados pelo problema sanitário.

– Tem muitos comerciantes trabalhando no vermelho, porque, na maioria das vezes, os aumentos nos insumos para a produção do pão são extremamente mais altos do que é repassado para o consumidor. Com essa perda do poder de compra, não adianta elevar o preço da totalidade dos gastos dos insumos, porque pode acontecer de não ter mais vendas, do cliente não querer mais comprar por conta da carestia que se tornaria o quilo do pão – esclareceu.

Afonso relatou que até o fato de as escolas estarem sem aulas presenciais afetou o índice de vendas do pão. Segundo ele, “como muitas crianças não estão indo ao colégio pela manhã, os pais não estão comprando o tradicional pãozinho para o café”.

Outro ponto levantado por ele é que as últimas baixas do dólar ainda não refletiram no preço do trigo, que é o principal insumo para a produção do alimento.

– É interessante falar disso. Quando o dólar aumenta, o valor é repassado imediatamente para o custo do trigo comprado pelos panificadores. Já quando baixa, não. Não é imediato. A gente quando vai comprar traz até uma quantidade maior temendo uma nova alteração quando chegar o momento de renovar esse estoque. Só pra que fique claro, uma saca de trigo hoje varia de R$ 168 a R$ 172 – esclareceu.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube