Médico aponta preocupação com o aumento nos casos de câncer por causa da pandemia

Da Redação*. Publicado em 9 de julho de 2021 às 11:24.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O médico Uirá Coury, que é especialista no tratamento de câncer de cabeça e pescoço, falou nesta sexta-feira (9), em entrevista a uma emissora de rádio, sobre o aumento no número de mortes de pessoas em decorrência de câncer.

Por causa da pandemia do coronavírus, muitos diagnósticos de câncer podem acontecer tarde demais, já que as pessoas neste período temem realizar consultas médicas ou ir a um hospital com medo de serem infectadas pelo vírus.

– Isso é uma estimativa da Sociedade Brasileira de Patologia e de Cirurgia Oncológica, porque reflete dois fenômenos: o cancelamento que teve ano passado muito grande de procedimentos não urgentes, consultas, exames e cirurgias eletivas; a recusa de pacientes com doenças e sintomas em procurar um hospital ou clínica pelo medo de pegar o coronavírus. Vamos ter uma epidemia de casos de câncer por causa dos diagnósticos atrasados – disse.

Os sintomas mais comuns de câncer são inchaço no pescoço, na mama, no abdome, cansaço, hematomas, dor, febre, perda de apetite e aparecimento de manchas na pele.

Caso apresente estes sintomas, é recomendável procurar um médico clínico geral ou oncologista.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube