ISEA reativa Centro de Parto Normal para procedimentos humanizados

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 10 de julho de 2021 às 20:57.

Com a abertura da Unidade Obstétrica de Superação da Covid (Unidos), o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) reativou, neste sábado, 10, o Centro de Parto Normal (CPN), para realização de procedimentos humanizados. Construída em 2016, a estrutura do CPN vinha sendo utilizada para a internação de gestantes com Covid.

A unidade realiza partos do tipo normal e de forma humanizada, atendendo a todos os desejos das gestantes para um parto o mais confortável possível.

Foto: Codecom/ CG

Foto: Codecom/ CG

O Centro tem cinco salas de parto, algumas equipadas com chuveiro especial para parto no banho, banheira, cadeira especial e macas específicas para o procedimento. Além dos médicos, também trabalham na unidade enfermeiras obstétricas que utilizam diversos recursos para satisfazer a vontade das mulheres e favorecer o nascimento saudável.

Para serem atendidas no CPN, as mulheres precisam atender a uma série de requisitos, como fazer todas as consultas de pré-natal e não apresentar fatores de risco. O objetivo é incentivar o parto normal, que é mais saudável para os bebês e para as mamães.

“Estamos extremamente felizes em poder devolver este serviço tão importante para as mulheres”, disse a diretora do ISEA, médica Suelem Taís.

Desde 2013, o ISEA vem conseguindo ampliar o número de partos normais, em detrimento dos procedimentos cirúrgicos. Só no CPN, eram realizados cerca de 500 procedimentos por ano. Poucos meses antes da pandemia, o serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde, o que atesta a qualidade do atendimento prestado no local.

A maternidade, que é a maior do Estado da Paraíba e que está completando 70 anos de fundação, atende gestantes de 160 municípios e realiza mais de 7 mil partos por ano, vem passando por diversas melhorias, com ampliação de estrutura, abertura da ala Unidos, ampliação da UTI Neonatal, entre outros avanços.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube