Fechar

logo

Fechar

Covid-19: CMS diz que não houve aplicação de vacinas vencidas em Campina Grande

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 5 de julho de 2021 às 14:53.

O Conselho Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 5, que a mesa diretora do CMS realizou uma supervisão na Rede Municipal de Frio, setor que armazena e distribui todas as vacinas de Campina Grande.

Na visita, a presidente e a vice-presidente do Conselho constataram que não houve aplicação de doses vencidas da covid-19 no município, conforme foi noticiado na semana passada por veículos de imprensa.

“Na ocasião, constatou que não houve aplicações de vacinas vencidas contra a Covid-19. Sendo assim, após diálogo e averiguação in loco, as representantes do Conselho de Saúde constaram junto a Equipe técnica da Secretaria de Saúde/CG de que a notícia da utilização das vacinas vencidas contra a Covid-19, não é verdadeira”, diz a nota assinada pela presidente, Dra. Joaquina Amorim.

Foto: Codecom/ CG

Foto: Codecom/ CG

De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema, o Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo, o fato já foi notificado aos órgãos competentes.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que segue um rigoroso controle do acondicionamento das doses e aplicação dentro do prazo de validade. O Município executa a aplicação imediatamente após o recebimento das remessas de vacinas, sem abrir margem para o vencimento.

“Nós tranquilizamos a população porque não há aplicação de dose vencida em Campina Grande. Vimos as pessoas compartilhando o número dos lotes em atraso, o que não é verdadeiro. Basta dizer que vacinas de um mesmo frasco foram registradas com datas diferentes, o que é impossível acontecer, já que aplicamos as doses do mesmo frasco no mesmo dia. Ou seja, é uma divergência entre o dia da aplicação e o dia do registro”, esclareceu o secretário de saúde, Filipe Reul.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube