Com meta de zerar fila de espera para transplante, captação de córneas avança na Paraíba

Da Redação com Secom/PB. Publicado em 22 de julho de 2021 às 9:50.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou na última semana, em Campina Grande, a captação de seis córneas. O número é um recorde para o período de sete dias. Quatro captações aconteceram no Hospital de Trauma e duas, de forma inédita, foram no Hospital da FAP.

“Estamos cumprindo com o prometido de fazer de tudo para zerar a fila de espera das córneas. Na última quinta-feira, em Campina Grande, tivemos em 12 horas de plantão duas captações de córneas. As equipes estão sempre na busca incansável pelo sim da família”, enfatizou Juliana Alves, coordenadora do núcleo de capacitação em Campina Grande.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Do início do ano até agora, a Paraíba contabilizou 96 doações de córneas, sendo 27 em Campina Grande e 69 em João Pessoa.

“A gente fica emocionada mesmo com esse aumento dos transplantes aqui na Paraíba. Fazia tempo que não se via isso. Na última semana de dezembro do ano passado, por exemplo, realizei 10 transplantes, e transplantei, inclusive, no dia 31”, relatou a médica Camila Gadelha, diretora do Banco de Olhos da Paraíba.

A maior parte das doações nos primeiros seis meses de 2021, equivalente a 69,8%, aconteceu nos meses de maio, junho e junho. No estado existem, atualmente, 380 pacientes na lista de espera, aguardando a doação de uma córnea. A meta da Central é zerar a fila até o final de setembro deste ano.

“Nossa gratidão às famílias, que mesmo num momento de dor autorizaram as doações, e isso vem proporcionando esses resultados”, afirmou Rafaela Carvalho, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube