TRE-PB lamenta falecimento de historiador que se destacou no Estado

Da Redação com Ascom. Publicado em 23 de junho de 2021 às 12:08.

foto: reprodução ascom/UEPB

Foto: Reprodução Ascom/UEPB

O TRE-PB registra e lamenta o passamento do historiador, escritor e jornalista Josué Sylvestre (foto), ocorrido em Curitiba/PR, aos 83 anos de idade, em decorrência de diabetes.

Por mais de 50 anos, Sylvestre trabalhou historiando pleitos e campanhas eleitorais na Paraíba, principalmente na cidade de Campina Grande. Era um entusiasta da tecnologia e da urna eletrônica brasileira. Gostava de dizer que acompanhara a evolução das eleições no País, desde o tempo das apurações com lápis grafite e boderôs à mão, lembrando “a trabalheira que aquilo dava”, comparando com a velocidade dos pleitos apurados eletronicamente.

Publicou, dentre outros, os livros: Nacionalismo e Coronelismo; Da Revolução de 30 à queda do Estado Novo, Fatos e personagens da história de Campina Grande e da Paraíba e Meio século de vida pública sem mandato ou com?.

Nascido em Carpina/PE, Josué Sylvestre foi membro da Associação Nacional de Escritores; da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Rio de Janeiro/RJ; da Academia de Letras de Campina Grande/PB, do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande/PB; redator correspondente do Jornal Correio da Paraíba; colunista político e secretário do Diário da Borborema; e assessor do Senado Federal à época da Constituinte.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube