Supervisora da Energisa dá dicas de uso consciente da energia elétrica

Da Redação*. Publicado em 14 de junho de 2021 às 11:27.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Com a pandemia e o aumento de pessoas trabalhando na modalidade home office, a conta de energia tem aumentado para muitas pessoas. A supervisora de relacionamento comercial da Energisa, Alana Ferreira, deu dicas de como usar a energia de forma consciente.

De acordo com Alana, para saber se a casa está segura em relação à energia elétrica, é imprescindível fazer quatro perguntas. A primeira é se existe um sistema de aterramento; a segunda, se há no quadro de energia um dispositivo diferencial residual; a terceira é se a instalação oferece aos pontos de tomada o condutor de proteção elétrica; e a quarta, se os equipamentos com carcaça metálica possuem um plug com o terceiro pino.

“Se pelo menos uma das respostas for não, há riscos de acidente, mas se todas as respostas forem sim, a residência está segura”, disse.

Alana recomendou, em entrevista a uma emissora de rádio local, que as pessoas utilizem apenas carregadores de aparelhos eletrônicos originais e não utilizem os aparelhos no momento em que estão carregando na tomada.

Também disse que interruptores e tomadas devem ser limpos apenas na parte externa e com pano seco.

Ela disse que pessoas que têm crianças em casa devem optar por protetores plásticos para tomadas ou substituir as tomadas por modelos mais modernos. Também frisou que não se pode fazer uso de aparelhos que são alimentados por energia elétrica, como chapinhas, de pés descalços.

– A energia não tem cheiro, não tem como, a gente não pode ver. Então, que a gente possa utilizar de forma segura e usufrua dos nossos equipamentos eletroeletrônicos de forma segura – ressaltou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube