Semam promove plantio de mudas nativas no Parque Parahyba, em JP II

Da Redação com Secom/JP. Publicado em 7 de junho de 2021 às 13:52.

Como parte das atividades de junho, mês do Meio Ambiente, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com coletivo SOS Mata Atlântica, promoveram, na manhã desta segunda-feira (7), o plantio de 150 mudas de árvores, no Parque Parahyba II, no Bessa.

A ação, que teve caráter simbólico, respeitou todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, mantendo distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

O plantio foi feito na área do Bosque da Memória, em lembrança às vítimas da Covid-19.

O Parque Parahyba II recebeu mudas de espécies como ipê, sibipiruna, caju, cajá, mangaba, entre outras. O plantio é uma ação do coletivo SOS Mata Atlântica, com apoio da Semam.

Foto: Secom/JP

Foto: Secom/JP

Segundo esclareceu Dema Macedo, morador do Bessa e gestor voluntário do Parque Parahyba, a campanha Bosques da Memória está sendo realizada em todo o Brasil.

“Respeitando os protocolos sanitários, o plantio no Parque Parahyba foi feito de forma simbólica. Cinco pessoas representaram as famílias enlutadas que perderam parentes para a Covid em João Pessoa. A campanha também faz uma homenagem aos profissionais de saúde”, concluiu.

Os Bosques da Memória resultam de uma ação conjunta da Rede de Organizações não Governamentais (ONGs) da Mata Atlântica, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Mês do Meio Ambiente – Durante todo o mês de junho a Semam está promovendo uma série de atividades, a maior parte on-line, para marcar o mês em que se propõe um grande debate sobre as questões ambientais.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que este ano a Semam segue o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), Restauração de Ecossistemas.

“No 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, comunidades, sociedade civil, empresas e governos em todo o mundo marcaram a data com celebrações, acordando compromissos e pedindo ações para restaurar milhões de hectares de ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e natureza. E assim tem sido com a nossa gestão, reafirmando o compromisso de cuidar das pessoas e da cidade”, concluiu.

As atividades prosseguem durante toda a semana, com o plantio de mudas nativas, nesta terça-feira (8), às 8h, no Parque da Lagoa.

Na quarta-feira (9), será feito o plantio de coqueiros no Cabo Branco, na quinta (10), haverá plantio no Bessa e realização da Oficina de Meliponicultura para técnicos do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) no Viveiro Florestal e, na sexta (11), o plantio será no Grotão e Bairro dos Ipês.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube