Secretário detalha vacinação de pessoas sem comorbidade em Campina Grande

Da Redação. Publicado em 10 de junho de 2021 às 16:07.

O secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, esclareceu dúvidas referentes ao início da vacinação contra Covid-19 em pessoas sem comorbidades na cidade, que vai iniciar nesta sexta-feira (11).

De acordo com ele, como já era esperado, a imunização vai ocorrer no público em geral de 18 a 59 anos de forma decrescente, devido ao número de doses dos imunizantes não serem suficientes para todos desse grupo.

Especificamente nesta sexta-feira pessoas de 58 e 59 anos serão os beneficiados e a previsão é a utilização de cerca de 3 mil doses de imunizantes para o feito.

Os locais de aplicação, no entanto, ainda não foram divulgados, pois, segundo o secretário, algumas definições serão decididas durante uma reunião na tarde desta quinta-feira (10), inclusive sobre a quantidade de imunizantes que vai ser direcionada para cada local.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Para que a Prefeitura tenha um controle maior no planejamento, Reul indicou que as pessoas que puderem façam o cadastramento no site oficial da vacinação (www.vacinacao.campinagrande.pb.gov.br).

“Tão logo formos recebendo novas remessas de doses de vacinas, vamos abrindo mais agenda, abrindo mais locais, disponibilizando mais doses, para que possamos o quanto antes fazer a imunização de toda a população de 18 a 59 anos aqui em Campina Grande”, enfatizou.

Chegada de novo imunizante contra Covid-19

Na ocasião, o secretário divulgou a previsão de chegada da vacina contra Covid-19 da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, que teve o uso emergencial liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de março deste ano.

“Existe uma previsão de na terça-feira (15) a Paraíba receber doses da Janssen e na quarta-feira (16) o Estado, que faz a logística de distribuição, deve encaminhar essas doses para Campina Grande e demais municípios”, ponderou.

De acordo com Reul, o quantitativo, por sua vez, ainda não é de ciência da Secretaria de Saúde Municipal e só deve ser definido em uma reunião durante o final de semana, assim como o público alvo, apesar de já haver o entendimento que o imunizante seja aplicado em pessoas com comorbidade e também no público em geral.

O gestor falou ainda da expectativa de adicionar a vacina no plano de imunização para aplicação na cidade e explicou que a Janssen é monodose, ou seja, de dose única.

“As vacinas estão chegando! Junho promete ser um mês excelente de recebimento de doses para que possamos ampliar essa vacinação e vacinar o máximo de pessoas possíveis para atravessar logo essa pandemia, que é o que todos querem e que todos desejam”, finalizou.

* As falas do secretário repercutiram na Panorâmica FM

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube