Sebrae Paraíba promove encontro de agentes de desenvolvimento do Agreste, Brejo e Curimataú

Ascom. Publicado em 7 de junho de 2021 às 20:50.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Pelo menos 50 agentes de desenvolvimento que atuam em cidades que integram as regiões do Agreste, Brejo e Curimataú paraibanos participarão, nesta terça-feira (8), a partir das 16h, de um Encontro de Agentes de Desenvolvimento.

Promovido pela Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae Paraíba em parceria com as agências regionais de Araruna, Guarabira e Campina Grande, o evento será realizado na modalidade virtual, através da plataforma Google Meet.

Durante o encontro, serão abordados, entre os temas, o crédito Pronampe e o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), com exposição feita por um representante da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o evento contará com um momento para tratar da gestão da Sala do Empreendedor, espaço criado pelo Sebrae em parceria com os municípios para auxiliar os empreendedores locais.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte, um dos principais objetivos do Encontro de Agentes de Desenvolvimento é permitir a aproximação da instituição à rede de agentes dos territórios, além de ser um momento de repasse de informações sobre o funcionamento da Sala do Empreendedor e da atuação dos agentes.

“A importância desse encontro é que é uma forma de passar informação e conhecimento sobre os processos de gestão da sala, a exemplo de como fazer o processo de planejamento e desenvolvimento do plano de atuação do local. Além disso, tratamos de informações sobre formalização e acesso ao crédito focado no microrempreendedor individual. A maioria das empresas nas cidades pequenas é MEI, por isso a relevância de munir os agentes de desenvolvimento, que auxiliam o empresariado local”, destacou.

Como forma de aprimorar a aplicação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, foi criada, por meio da Lei Complementar nº 128/2008, a figura do agente de desenvolvimento local.

De acordo com a normativa, essa figura, que desempenha suas funções na administração pública municipal, tem a missão de articular iniciativas que fortaleçam os pequenos negócios e contribuam para a geração de um ambiente econômico e social a eles favorável nos municípios onde atuam.

 

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube