Fechar

logo

Fechar

Sebrae Paraíba destaca benefícios do Pix para os pequenos negócios

Da Redação com Ascom. Publicado em 23 de junho de 2021 às 12:51.

Foto: Reprodução/Pixabay

Foto: Pixabay

Efetuar um pagamento em qualquer horário ou dia da semana, de forma instantânea, utilizando apenas o celular. Essa é a proposta do Pix, meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central (BC) há cerca de sete meses, que está promovendo mudanças significativas na forma como os usuários se relacionam com os serviços bancários.

Contando com mais de 87 milhões de pessoas físicas cadastradas, segundo dados de maio do próprio BC, a ferramenta também pode trazer uma série de benefícios para os pequenos negócios, conforme destaca a analista técnica do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo.

Segundo ela, qualquer tipo de pagamento ou transferência pode ser feito através do Pix, a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga, de forma prática e rápida. Dessa forma, como o pagamento é instantâneo, os valores pagos pelos clientes são rapidamente creditados na conta, possibilitando ao empreendedor ter um melhor controle das finanças do seu negócio.

Além disso, um segundo benefício do uso do Pix é o baixo custo para os clientes, já que a operação é sempre gratuita para pessoas físicas, o que estimula o uso da ferramenta pelos consumidores em geral.

“Os produtores de bens, varejistas e prestadores de serviços têm muito a se beneficiar com o Pix. Por ser uma transferência eletrônica instantânea, em ambiente seguro, ele se alinha ao ritmo do comércio e dos negócios em geral. Logo, não há necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário para receber um pagamento. Além disso, os custos para os empreendedores são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos”, explicou a analista.

Outro ponto positivo do uso do Pix pelos pequenos negócios é a disponibilidade do serviço, que funciona inclusive aos finais de semana e durante os feriados.

“O Pix é bastante interessante, também, para o comércio eletrônico, uma vez que a confirmação do pagamento é efetuada em poucos segundos, o que pode acelerar o processo de envio da mercadoria, facilitando a gestão do estoque e a logística”, enfatizou Márcia Timótheo.

Para facilitar a rotina dos empreendedores, o Pix também já pode ser utilizado para realização de alguns pagamentos ao poder público.

“Na prática, o Pix tem o mesmo efeito do pagamento em espécie, ou seja, o dinheiro chega a sua mão na hora, mas em vez de ser na sua carteira, ele entra na sua conta, de forma segura e fácil, sem o risco de roubo ou a necessidade de se preocupar com o troco”, pontuou a analista do Sebrae, ao acrescentar que “o Pix, aliado a uma boa gestão financeira, torna a vida dos empresários dos pequenos negócios mais descomplicada”.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube