Fechar

logo

Fechar

Prefeito entrega Unidade Obstétrica de Superação da Covid-19 em CG

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 28 de junho de 2021 às 17:33.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

O prefeito Bruno Cunha Lima inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 28, um importante serviço para a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de Campina Grande, e para o tratamento de gestantes e puérperas infectadas com o coronavírus: a Unidade Obstétrica de Superação da Covid-19 (Unidos), com estrutura para atender mais e melhor as mulheres – com investimento de cerca de R$ 300 mil.

O espaço fica em um prédio anexo antigo, que foi revitalizado, reformado, recebeu conexão de oxigênio e conta agora com dois leitos de UTI, uma sala de parto, nove leitos de enfermaria, sendo três de observação, e posto de enfermagem. A unidade dispõe de monitores e respiradores.

“É uma ação pioneira, a primeira cidade da Paraíba e do interior do Nordeste a ter uma ala específica e separada para o tratamento das gestantes com covid. Isso é essencial para o enfrentamento ao momento que a gente está vivenciando da pandemia”, analisou o prefeito Bruno, durante uma rápida solenidade que, como sempre, procurou respeitar as regras sanitárias em vigor.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Reabertura de leitos na maternidade

Com a retirada dos leitos exclusivos para covid-19 de dentro do ISEA para o prédio anexo, os espaços antes ocupados para atender a estas gestantes e puérperas voltam a integrar a estrutura da maternidade. Assim, o Centro de Parto Normal, que tem quatro leitos, será reativado para realizar partos naturais.

Já a ala que era destinada ao tratamento das pacientes com novo coronavírus dentro da maternidade, que tem capacidade para até 20 leitos, voltará a internar gestantes e puérperas. A ala anteriormente tinha doze leitos já que era voltada para a covid-19, por causa da necessidade de distanciamento.

“Estão circulando mutações mais infecciosas e o vírus está atingindo pacientes mais jovens e todos os grupos, e nós estamos recebendo muitas gestantes de todo o estado aqui na nossa maternidade. Durante mais de um ano atendemos essas mulheres com nossa equipe dentro da maternidade de forma isolada. Agora devolvemos mais de 20 leitos para a estrutura do hospital e criamos um espaço para atender com mais qualidade e conforto essas mulheres”, disse Bruno.

O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida é referência para mais de 170 municípios paraibanos. A maternidade é a que mais realiza partos no estado, com mais de 7 mil nas

Presentes

A solenidade de inauguração contou com as presenças do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro; da primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima; dos secretários de Saúde, titular e executivo, Filipe Reul e Gilney Porto, respectivamente; da diretora do Isea, Suelem Taís; do deputado federal Rafafá e dos vereadores Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara), Fabiana Gomes, Alexandre do Sindicato, Eva Gouveia, Rostand Paraíba e Rubens Nascimento.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube