PMJP realiza webinário em alusão ao Dia Internacional de Orgulho LGBT

Secom/JP. Publicado em 27 de junho de 2021 às 17:50.

Foto: Niaranjan do Ó

Foto: Niaranjan do Ó

Nesta segunda-feira, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial, realizará um webinário com o tema “Uma Luta Pela Cidadania da População LGBT+”.

O evento começará às 14h, no canal do Youtube da Prefeitura e vai discutir os desafios e lutas da comunidade.

O webinário terá como palestrantes a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o coordenador geral do Movimento do Espírito Lilás, Felipe Santos, o delegado da Polícia Civil Marcelo Falcone, da Delegacia Especializada em Crimes Homofóbicos e que também faz parte do Conselho Estadual dos Direitos LGBTQIA+, além do fundador e ex-presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PB, José Neto.

De acordo com Geraldo de Souza Leite Filho, que comanda a Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, o evento vai acontecer de forma virtual em virtude da pandemia de Covid-19, já pensando em evitar aglomerações.

Ele, inclusive, será um dos mediares do webinário, ao lado de secretária executiva da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Cris Furtado.

Criado 1970, o Dia Internacional do Orgulho LGBT tem como principal objetivo de conscientizar sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos independente da orientação sexual.

“A data é de extrema importância para a população LGBT, pois ela é alusiva a Revolta de Stonewall, que aconteceu em 1969, no qual grupos LGBTs lutaram contra a polícia de Nova Iorque, que invadiram um bar LGBT.

E a partir daí, essas pessoas criaram grupos de ativismo contra a violência sofrida e, desta forma, foram fundados os movimentos em prol da comunidade LGBT em todo mundo”, destacou Geraldo.

Capacitação – Após o webinário, haverá uma capacitação realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de João Pessoa sobre empregabilidade voltada ao público LGBT. O curso será ministrado por pela diretora de capacitação do Sine-JP, Sandra Diniz Carvalho.

“Nós temos uma parceria importante com o Sine-JP voltada para buscar empregabilidade ao público LGBT. Nessa capacitação, a profissional vai orientar como confeccionar um currículo, como se comportar numa entrevista de emprego, dentre outras coisas”, explicou Geraldo.

Ações – Agora ligada ao Gabinete do vice-prefeito Leo Bezerra, a Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial vem realizando várias políticas públicas para essa parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Além da parceria com o Sine-JP, a Coordenadoria também fechou uma parceria com a Uninassau, que ampliou o número de consultas psicológicas ofertadas. Recentemente, 100 cestas básicas foram distribuídas para a população LGBT da Capital.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube