Pesquisa do Sebrae aponta perda de 4% no total de empreendedores na Paraíba

Da Redação*. Publicado em 29 de junho de 2021 às 9:50.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

O Sebrae Paraíba montou uma pesquisa intitulada ‘Empreendedorismo Informal no Brasil em 2021’, que tem como base o processamento de análise de microdados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No quarto trimestre de 2020, havia um total de 27,2 milhões de donos de negócios no Brasil, sendo que 18,4 milhões, o que representa uma marca de 68%, afirmaram não ter CNPJ, enquanto 38%, ou 8,8 milhões dos donos de negócios do país disseram ser informais.

No tocante ao impacto da pandemia na Paraíba, o estudo do Sebrae revelou que considerando tanto os donos de negócios formais quanto informais, houve uma queda de 4% no total, ou seja, 4% dos empreendedores saíram do mercado de trabalho no segundo trimestre de 2020, período considerado pela pesquisa como o auge da crise na pandemia.

Neste sentido, o estado da Paraíba foi um dos menos impactados pela crise, visto que somente o Paraná também registrou perda de 4% no total de donos de negócios, enquanto Santa Catarina teve perda de 1% e o Mato Grosso teve acréscimo de 1% no número de empreendedores.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Ismael Nóbrega, os números dizem respeito ao comportamento dos empresários na reação diante das incertezas trazidas pela crise que o país enfrenta.

Ele lembrou que muitas empresas buscaram auxílios para apoiar o pagamento da folha salarial, mas, na Paraíba, o número de empresas que procuraram apoio foi menor, o que “explica essa correlação com esse número bem menor na reação da retomada”.

– Nós do Sebrae estamos ainda buscando as correlações para entender de forma geral esse fenômeno e traçar um estudo mais definitivo e consolidado dos impactos da pandemia nessa dinâmica dos negócios – disse.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube