MPF encaminha à SES pleito de municípios do Cariri solicitando doses da vacina Pfizer

Da Redação. Publicado em 1 de junho de 2021 às 13:50.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A procuradora da República, Janaina Andrade, esclareceu, em entrevista a uma emissora de rádio campinense, sobre um pleito de 17 municípios do Cariri, integrantes da 5ª macrorregião de Saúde da Paraíba, que foi encaminhado ao Ministério Público Federal de Monteiro.

“Os municípios pedem que a Secretaria de Saúde do Estado destine na próxima remessa doses da vacina Pfizer para imunizar a população, nesse contexto de mudança de regras de acondicionamento da vacina em questão. Considerando que as mulheres grávidas e puérperas não podem tomar vacina da Astrazeneca e existe uma suspensão de D1 da Coronavac”.

O pleito, segundo Janaína, foi encaminhado para análise da Secretaria Estadual com a ressalva que a vacinação integra a política pública do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem por fim reduzir a mortalidade e tem por base princípios como a universalidade e igualdade.

“A região do Cariri paraibano vem registrando um elevado incremento de contaminados. Na última semana, cerca de 100 pessoas foram contaminadas em apenas dois dias. Ressalta-se que vários municípios da região estão em lockdown em razão de decretos municipais, e destaca-se ainda que a região não possui rede hospitalar referenciada para atendimento de pacientes com covid-19, impactando a 1ª e a 2ª macrorregião, João pessoa e Campina grande, respectivamente. Dezenas de pacientes foram regulados em estado gravíssimo, inclusive alguns vindo a óbito”, finalizou.

 

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube