Fechar

logo

Fechar

Luto coletivo: psicóloga explica como é vivenciada cada fase

Da Redação*. Publicado em 18 de junho de 2021 às 12:13.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

A psicóloga Joseilma Ramalho falou nesta sexta-feira (18) sobre o luto coletivo, que tem sido vivenciado pelos brasileiros por causa da pandemia da Covid-19.

A psicóloga explicou, durante entrevista a uma emissora de rádio, que cada pessoa vivencia as fases do luto de maneira diferente.

– Cada pessoa tem o seu ritmo, a sua forma de ir processando toda a situação que tinha de investimento e afeto com a pessoa. Passamos pela fase de choque quando recebemos a notícia. Existe uma resistência de aceitar que pode durar horas ou até algumas semanas. Vem aquela fase de desejar recuperar aquela pessoa que perdeu, vem a fase do desespero manifestado em raiva e frustração – disse.

Devido ao luto que tem sido vivenciado por muitas famílias, muitas pessoas estão lutando contra doenças como depressão, síndrome do pânico e transtorno de estresse pós-traumático.

– A qualidade de vida emocional empobrece a funcionalidade vital das pessoas onde coloca elas numa exaustão física e mental. No momento que estamos passando, essas pessoas estão ruminando suas perdas e suas dores porque estamos vivenciando o trauma todos os dias – disse.

É recomendável que as pessoas que têm sentimentos constantes de tristeza, angústia e solidão procurem ajuda psicológica.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube