Especialista faz comparativo e explica atual situação do Açude de Boqueirão

Da Redação*. Publicado em 29 de junho de 2021 às 10:20.

Foto: Ascom

Foto: Ascom/Arquivo

Neste dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, das viúvas e o primeiro papa, e o especialista em Recursos Hídricos Isnaldo Cândido explicou como está a atual situação do manancial Epitácio Pessoa, mais conhecido como o Açude de Boqueirão.

Isnaldo fez um comparativo com o mesmo período do ano passado e destacou que Boqueirão estava com 330 milhões de metros cúbicos de capacidade, o que corresponde a 69%. Ele frisou, em entrevista a uma emissora de rádio, que em janeiro de 2020, o açude estava com 15% de sua capacidade hídrica.

De acordo com o especialista, os dados de hoje do manancial dizem que Boqueirão conta com 190 milhões de metros cúbicos, o correspondente a 42,5% de sua capacidade hídrica.

Isnaldo disse que o comparativo demonstra que o manancial de Epitácio Pessoa apresentou uma queda muito representativa em seu aporte hídrico. Também citou que a quadra chuvosa, que leva água nova para os mananciais, ocorre nos meses de março e abril, comumente.

– Se considerarmos um cenário de zero chuvas, em dezembro deste ano a capacidade vai chegar em torno de 28% a 30%. Não é motivo para pânico e com certeza não vamos enfrentar a crise de 2017, quando o açude chegou a 3% de sua capacidade – frisou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube