Trânsito mais seguro: Semob-JP lança sistema de dados para conscientizar população

Da Redação*. Publicado em 20 de maio de 2021 às 11:45.

Foto: Reprodução

Foto ilustrativa: Reprodução

“Chega de acidentes”, este é o nome do novo sistema de dados estatísticos, lançado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), nesta quinta-feira (20). A iniciativa tem como objetivo disponibilizar a população, informações sobre acidentes de trânsito registradas nos últimos anos, para que todos possam ter acesso aos números e prezar por um comportamento mais seguro, reduzindo as chances de novas vítimas.

Além disso, o sistema é uma fonte de dados unificada dos acidentes nas vias municipais para a utilização acadêmica e o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas, que poderão contribuir para o aumento da segurança viária.

Paraíba Online • Trânsito mais seguro: Semob-JP lança sistema de dados para conscientizar população

O projeto, considerado inovador na Paraíba, está inserido na programação do Movimento Maio Amarelo, foi elaborada pela Diretoria de Planejamento, por meio da Divisão de Apoio Técnico (Diat) e Seção de Geoprocessamento e Estatística (Segeo), podendo ser acessado através do site: servicos.semobjp.pb.gov.br .

“Esta era uma lacuna que precisava ser preenchida de forma transparente para as pessoas. Com este levantamento, além do poder público atuar de forma mais estratégica nas ações de mobilidade e educativas para evitarmos mais acidentes, a população também poderá ficar mais atenta e mudar o próprio comportamento, diante dos dados estatísticos, que agora terão acesso de forma rápida e segura”, ressalta George Morais, superintendente do órgão de mobilidade municipal.

Banco de dados

As informações do banco de dados da Semob-JP são elaboradas em parceria com outros órgãos, sendo eles: Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Complexo Hospitalar de Mangabeira (Trauminha), Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Departamento de Medicina Legal (DML), Corpo de Bombeiros e registros da própria Semob-JP, através da Diretoria de Operações (Diope).

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube