Testes de anticorpos neutralizantes da Covid-19 não são totalmente seguros

Da Redação*. Publicado em 18 de maio de 2021 às 10:37.

Foto: Maurício Vieira/Secom-SC

Foto: Reprodução

Um novo exame, realizado pela rede privada de saúde, tem sido bastante buscado durante a pandemia do coronavírus. É o teste de anticorpos neutralizantes. Eles apontam se há e qual a porcentagem de defesa do corpo contra a doença.

Mas, segundo o secretário executivo de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, o teste não é totalmente seguro, uma vez que mesmo produzindo anticorpos, a pessoa ainda pode contrair a Covid-19.

Em entrevista nesta segunda-feira (17), Daniel contou que não há como saber como a doença age no nosso corpo ,e por isso, recorrer aos testes de anticorpos neutralizantes para se ver livre das medidas restritivas, não é correto.

– O novo coronavírus traz um desafio: não sabemos como ele funciona na totalidade. O fato de achar um anticorpo neutralizante numa pessoa mostra que o sistema de defesa está trabalhando, conhece o novo coronavírus ao ponto de produzir soldados específicos para ele. Mas, tem pessoas que não dão reagente nesse teste. Isso não quer dizer que ela está protegida ou não. O sinal de positividade não autoriza abandonar as medidas protetivas, abandonar a máscara e se aglomerar, porque esses anticorpos não necessariamente impedem que o vírus possa nos causar doenças – explicou.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube