Podcast: Médico repassa orientações para idosos evitarem quedas

Da Redação. Publicado em 15 de maio de 2021 às 10:49.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Na participação semanal da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Campina Grande e Região no programa Conexão Caturité, o neurocirurgião Rafael Rodrigues Holanda orientou os idosos sobre a prevenção de quedas.

Ele explicou que independente da idade, todas as pessoas correm o risco de cair, porém em casos relacionados a pessoas idosas, uma queda pode representar um problema bem mais grave, levando até a limitações funcionais.

“O idoso que é ativo pode passar a depender dos cuidados de outras pessoas”, explicou.

O médico citou que a fratura do fêmur é uma das mais graves consequências geradas pela queda, principalmente em pessoas com 60 anos ou mais.

“Por ser o maior osso do corpo humano, o rompimento pode causar perda da funcionalidade e é a causa do aumento da mortalidade na população idosa”, disse.

Ele ressaltou que para prevenir as quedas, a pessoa idosa deve adotar cuidados com a própria saúde, como praticar atividades físicas de fortalecimento muscular e equilíbrio e fazer um acompanhamento regular da saúde para identificar problemas relacionados, como diabetes e outros fatores essenciais.

Por fim, o médico repassou dados de uma pesquisa sobre quedas e listou 11 medidas preventivas para evitar acidentes em casa, saiba quais são ouvindo o podcast:

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube