PMJP inicia projeto de formação e cultivo de plantas em parceria com o Sesc

Da Redação. Publicado em 23 de maio de 2021 às 22:05.

Paraíba Online • PMJP inicia projeto de formação e cultivo de plantas em parceria com o Sesc

Foto: Ascom

As plantas ornamentais e flores tropicais podem ser a nova tendência para quem trabalha com Agricultura Familiar no município de João Pessoa.

Isso acontece por meio do programa Eu Posso Semear, da Secretaria do Trabalho Produção e Renda, que vai possibilitar qualificação e disponibilizar área de cultivo neste tipo de cultura. A ação acontece no Viveiro Municipal, em uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Sesc Paraíba.

“Temos equipe e parceiros apaixonados e que querem fazer o melhor. Isso me dá a certeza de que este projeto vai dar certo para trazer emprego e renda, qualificar o produtor rural, para mostrar a beleza e qualidade de nossas flores e para reforçar o turismo. A Prefeitura é um instrumento e como prefeito tenho a felicidade de estar em momentos como este para fazer o bem”, declarou o prefeito Cícero Lucena.

A ação tem o objetivo de garantir aos agricultores uma nova oportunidade, focando nas plantas ornamentais e flores tropicais, que são uma particularidade da região. Dessa forma, o grupo poderá ter mais uma oportunidade de renda.

No Viveiro Municipal, localizado no bairro de Gramame, em uma área do Sesc gerida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), os agricultores terão acesso a um celeiro de oportunidades com oficinas cultivo e preparo de arranjos e cultivo, além de precificação e comercialização, etapa considerada o principal gargalo dos agricultores. Neste primeiro ciclo, 50 famílias serão beneficiadas.

Um diferencial do programa é a garantia do espaço para o cultivo. “Muitos destes agricultores não possuem espaço de comercialização e produção. Por conta disso estamos cedendo este espaço. Além disso, eles não precisam ter histórico de produção na área. Se ele se sentir identificado com a temática, pode participar”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária municipal do Trabalho, Produção e Renda.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba, Marconi Medeiros, participou do evento. “Muitas vezes não conseguimos entender o que isso vai trazer para a cidade de João Pessoa.

Esta ação é muito importante porque sua administração vem trazer uma coisa que ficou esquecida e que agora retomou, que é o de entender João Pessoa como a cidade mais verde. Contem sempre com o Sesc”, declarou.

Zeca Araújo, produtor de flores, foi um dos idealizadores do programa.

“Eu tinha o sonho de propagar a floricultura e tornar João Pessoa um polo de plantas ornamentais. Elas contribuem economicamente e são viáveis para os pequenos agricultores”, explicou em um depoimento marcado pela emoção.

Ainda estiveram presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, Wellison Silveira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Pessoa, Dema Joaquim, e o da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sérgio Chaves e todo corpo diretivo do Sesc e do Senac Paraíba.

Share this page to Telegram
Matérias Relacionadas

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube